Blog

Como poupar em tempos de crise?

Como poupar em tempos de crise?

Poupar pode ser mais desafiante numa altura de crise, mas não é tarefa impossível.  Quer saber como?

 

Juntamos aqui alguns conselhos importantes para preservar a saúde financeira enquanto atravessamos uma altura de maior crispação geopolítica internacional:

 

·      Reduza os gastos, incluindo as contas

 

O conselho de maior senso-comum é cortar em tudo o que são despesas supérfluas. É altura de redefinir o que é “necessário”.

 

Comece pelo custo de bens essenciais para manter a sua casa – renda ou empréstimo, contas domésticas, comida. Analise em que campos consegue encontrar alternativas mais baratas, que lhe permita um pouco mais de ginástica financeira.

 

Os produtos de limpeza doméstica não são exceção à regra. Sabia que fazendo a substituição dos produtos de limpeza de supermercado por produtos ultra-concentrados Inokem, conseguirá poupar em média 240 euros anuais?

 

E de que forma consegue poupar com os produtos Inokem?

 

Os produtos ultra-concentrados da Inokem são disponibilizados na sua versão híper concentrada, e, por isso, devem ser diluídos em água para aplicação. Isso quer dizer que o custo por Litro é radicalmente inferior aos que encontra nos prontos a utilizar nas prateleiras dos supermercados – sem comprometer a sua eficácia. Faça a comparação:

 

 

 

 

Para saber mais consulte este artigo sobre a poupança que os produtos ultra-concentrados oferecem.

 

Analise também as despesas da sua conta de eletricidade e água. Como e onde poderá poupar? Perceba que eletrodomésticos ou equipamentos estão a consumir mais e reajuste.

 

As máquinas de lavar roupa são, provavelmente, um dos eletrodomésticos com maior uso numa habitação e por esse motivo um dos que mais consome energia. Deverá ter em atenção o facto de que grande parte da energia consumida por estes equipamentos se destinar ao aquecimento de água, pelo que é importante a seleção de programas com funcionamento mais curto a temperaturas mais baixas. Sabia que ao utilizar um detergente de roupa como o Biomach 2 em 1, estará efetivamente a poupar na sua conta de eletricidade? Este detergente é precisamente indicado para ser utilizado a baixa temperatura, pelo seu poder enzimático que ativa estas propriedades de limpeza e remoção de manchas. Uma máquina de lavar a roupa com uma capacidade de lavagem de 12 kg e considerando uma média de 100 ciclos por ano de classe G tem um consumo energético anual de 113 kWh, o que equivale a um custo anual de 24€. Reduza os gastos não essenciais fazendo smart choices. Saiba mais aqui.

 

 

·      Reajuste os seus objetivos de poupança

 

Ter um fundo de emergência disponível para situações imprevistas é uma boa prática. No entanto, durante uma crise, pode fazer um reset ao objetivo mensal e reajustar. No caso de ter transferências automáticas para uma conta poupança, pode fazer uma redução do montante. Em último caso, pode também cancelar as transferências e fazer transferências ad-hoc sempre que tiver margem para isso. Mais importante que a quantidade que se coloca de parte todos os meses, é a consistência do hábito de o fazer.

 

·      Aposte no Futuro, reajuste o Presente

 

Faça um inventário de todas as despesas em que incorre por mês. Isto significa listar tudo, desde ginásio, idas ao cinema, conta de streaming de música, conteúdos pagos de entretenimento, combustível e perceba o peso que essas despesas têm no orçamento anual.  No caso da mobilidade, avalie métodos alternativos de transporte, transportes públicos, car sharing, bicicletas, trotinetes. Onde for possível substituir por algo mais em conta, considere.

 

·      Outras fontes de rendimento

 

A maioria das pessoas consegue arranjar forma de ganhar um dinheiro extra, embora a ideia possa, talvez, parecer complexa para quem já tem um trabalho full-time e uma vida familiar mais exigente. Mas pense: que itens é que tem em casa que não usa e pode vender facilmente online?  Roupa, eletrodomésticos, equipamentos...há mercado para tudo. Serviços ad-hoc de babysitting, dogsitting, fazer trabalhos de freelancer, ou mesmo pensar num part-time extra. Mais rendimento a entrar vai dar-lhe mais margem para superar os tempos mais desafiantes.

 

Para mais dicas sobre como poupar, consulte este artigo sobre 5 maneiras de cortar na despesa doméstica e começar a poupar.

 

A vida tem sempre um fator de imprevisibilidade, e se houver um plano de ação que lhe permita navegar a incerteza, conseguirá fazer as opções certas para superar as dificuldades sem comprometer o seu futuro.