Blog

5 maneiras de cortar na despesa doméstica e começar a poupar

5 maneiras de cortar na despesa doméstica e começar a poupar

Sabemos que, em 2020, as vendas nos hipers e supermercados subiram 14% em categorias como detergentes e produtos de higiene e frescos. Importa referir que, no mesmo ano de 2020, 9,5% da população empregada em Portugal vivia com rendimentos inferiores ao limiar da pobreza, que, nesse ano, situava-se nos 540 euros mensais ( Pordata Base de Dados Portugal Contemporâneo).  Perceber de que forma podemos cortar nas despesas de produtos de casa é relevante para os lares portugueses poderem ter mais uma margem de segurança mensal.


Descobrir de que forma podemos poupar dinheiro em produtos para limpeza  pode ser tão simples quanto questionar “ O que faria a avó?”. A verdade é que as soluções para poupar dinheiro que nos soam tão revolucionárias podem ser os métodos mais naturais para quem viveu períodos difíceis de escassez.

Simplifique as escolhas


Nas prateleiras dos supermercados verificamos que há um produto de limpeza para tudo, e isso cria a falsa percepção de que é necessário um produto em específico para cada problema particular. A verdade é que existem produtos multiusos, que, como o nome indica, podem ser utilizados em diferentes contextos, garantido uma eficácia de excelência. Essa escolha irá refletir-se no orçamento. Por exemplo, se utilizar o produto multiusos Bioclean poderá aplicar na limpeza dos móveis;  em todos os tipos de chão e nas superfícies da casa-de-banho - estará, logo aí, a substituir 3 ou mais produtos. Por ser ultra-concentrado, significa também que a rentabilidade do produto chega a ser 90% superior que os restantes, uma vez que deve diluir-se em água ( ficando a 0,16eur por Litro)

Outro exemplo é o produto Ecoglass, solução criada para efetuar limpeza de vidros, espelhos, paredes, para remoção de bolores e calcário,  tudo possível a um custo muito reduzido de 0,17eur por Litro. 

Compre em quantidade 


Comprar em bulk ( em quantidade)  é particularmente bom para produtos de limpeza, por duas razões. 

Primeiramente, porque temos a garantia que os mesmos serão utilizados, existe sempre a necessidade de limpar a casa. 

Em segundo lugar, porque mesmo que demore um ano a utilizar os produtos, estes não se estragam, ao contrário da comida, por exemplo. Assim, é certo que o investimento irá trazer-lhe retorno financeiro ao longo do ano.

Se quiser poupar ainda mais, compre em quantidade produtos multiusos. Desta forma, não só está a poupar por comprar em bulk, mas também poupa ao evitar ter de adquirir uma série de outros produtos em separado. Na loja da Inokem, temos várias opções disponíveis.

 

Invista em produtos reutilizáveis

Adquirir produtos que possam ser utilizados novamente, como é o caso de panos de microfibras, além de serem melhores para o ambiente, são também uma ajuda na sua carteira. Este tipo de produtos substitui, por exemplo, as toalhitas de limpeza, eliminando a necessidade de ter sempre de voltar a adquirir. No caso das embalagens plásticas, é sempre possível fazer reutilização  ou dar-lhes uma nova função através de um criativo DIY ( os nossos rótulos podem ser retirados para dar uma nova vida às embalagens). 

Considere as crianças e os animais de estimação

Ao escolher cortar custos em produtos de limpeza, considere quem tem como presença assídua no seu lar. Um produto de limpeza ecológico é seguro para utilização tanto ao pé de crianças como de animais de estimação. Já os produtos convencionais trazem perigos acrescidos que podem reflectir-se em contas adicionais em hospitais e veterinários. A segurança da utilização dos produtos também deve ser tida quando queremos poupar nos gastos.

 

Faça limpezas regulares


E porquê? Porque se for cuidando do seu lar, quaisquer problemas que possam surgir nunca têm hipótese de escalar, e isso, em última instância, irá poupar-lhe tempo e dinheiro. Ao comprometer-se com esse cuidado regular, irá precisar de usar menos produto para remover as sujidades e não permitirá que outro tipo de problemas ganhe forma.