Blog

Detergentes Ecológicos = Detergentes Eficazes

Detergentes Ecológicos = Detergentes Eficazes

A preocupação em manter os lares limpos em profundidade, de forma eficaz e segura está cada vez mais presente na sociedade. A temática da sustentabilidade e o custo-benefício são igualmente preocupações cada vez mais presentes nos consumidores.  
 
Será que os detergentes ecológicos conseguem manter a mesma eficácia dos detergentes convencionais? 
 
 
Detergentes e produtos de limpeza, na sua generalidade, podem ser de origem natural e eficazes ao mesmo tempo, garantindo ótimos resultados. De origem biológica, estes produtos prometem deixar a casa limpa sem prejudicar a saúde e o meio ambiente. 
 
A biotecnologia enzimática é a resposta adequada para demonstrar a eficácia destes produtos em comparação com os detergentes convencionais, uma aposta que a Inokem trouxe para o mercado, com soluções únicas a nível de composição e eficácia.  


 
Eficácia na remoção das manchas 


As enzimas atuam como catalisadores biológicos formados por longas cadeias de pequenas moléculas (aminoácidos) que apresentam como principal função acelerar a velocidade de uma reação química. No processo da limpeza, as enzimas agem como facilitadoras, ao quebrar cadeias complexas de proteína, carboidratos, amidos e gorduras. O quer isto dizer?  


No fundo, estes microorganismos vivos são especialistas, naturais, rápidos e precisos a “digerir” as gorduras. De forma sustentável e eficiente, os benefícios de utilização de um produto enzimático, como o detergente de roupa biológico Biomach, significa que além de remover eficazmente as manchas, obterá níveis de brancura e preservação das cores acima dos detergentes tradicionais. 


Como atuam as enzimas no detergente de roupa enzimático https://inokem-biotech-solutions.shopk.it/product/biomach-super-detergente-roupa


Imaginando que temos uma mancha de chocolate numa camisa, essa mancha é composta pela proteína do leite, carbohidratos e gorduras. O detergente Biomach que contém diversos tipos de enzimas rompe toda a complexidade dos componentes da mancha e torna o processo de limpeza muito fácil para os surfatantes presentes no detergente.  

 

Imagem abaixo: Exemplo de um antes e depois pano com sangue, que foi apenas mergulhado em água com o detergente enzimátio Biomach Super, e o sangue desapareceu em segundos.
 

 

Eficácia financeira

  
No caso da utilização de detergentes de roupa convencionais, os consumidores seleccionam a opção de água aquecida, uma vez que aumenta a solubilidade das manchas. Esse processo de aquecer a água até à temperatura necessária consume uma quantidade considerável de energia, consumo esse que se reflete na fatura mensal e também em gasto energético numa altura em que é cada vez mais pertinente tentar poupar os recursos do planeta. Com a utilização de detergentes enzimáticos como o Biomach, o consumo de energia é reduzido grandemente, uma vez que as enzimas ativam melhor em água fria, permitindo lavagens a baixa temperatura e eliminando a necessidade de água aquecida.  


Eficácia na preservação dos tecidos delicados e na saúde 


Roupas com materiais delicados como seda e lã podem danificar com lavagens em alta temperatura, assim como os calças de ganga podem desbotar devido às tinturas escuras. Lavagens a baixa temperatura com enzimas evitam esses danos, sendo que optar por este tipo de detergentes é também uma aposta na preservação da longevidade das roupas.  Ao contrário dos detergentes convencionais, detergentes da roupa biológicos contêm enzimas que não são tóxicas nem corrosivas, sendo um aliado tando para a preservação dos tecidos como para a saúde dos utilizadores.  
 
 


Eficácia no anti-entupimento de esgotos 


Não é só nos detergentes de roupa que podemos ter soluções enzimáticas eficazes. O produto Kemzine é um produto biológico muito eficaz na digestão rápida de gorduras. Como age biologicamente com o aumento da contagem de bactérias é um excelente aliado para manter os esgotos desentupidos, limpos e sem cheiro, sendo totalmente seguro tanto para o ambiente como para as pessoas, uma excelente opção versus os produtos químicos convencionais.  
 

 
Escolher ecológico não é sinónimo de optar por mais caro
 

À primeira vista os produtos podem parecer mais caros, mas têm efetivamente um custo-benefício maior. São produtos com uma durabilidade enorme, feitos a partir de matérias-primas mais verdes, que no caso particular da Inokem, significou uma aposta em adaptar a tecnologia industrial para o consumidor doméstico, não comprometendo a eficácia dos produtos. Porque muitos dos produtos da Inokem são em formato ultra-concentrado, significa isto que utilizam matérias-primas que não se encontra em produtos prontos a utilizar, que por serem de utilização imediata precisam de ter estabilizantes na sua composição química para “conservar” os seus componentes. Muitas soluções da Inokem são disponibilizadas em formato ultra-concentrado, para que o consumidor vá diluindo em água conforme a sua necessidade, pelo que a formulação não inclui nenhum tipo de produtos “estabilizantes”, como acontece nas soluções de limpeza tradicionais.