Blog

Detergentes em pó ou líquidos? Qual é a melhor escolha para a sua máquina, família e ambiente?

Detergentes em pó ou líquidos? Qual é a melhor escolha para a sua máquina, família e ambiente?

Já se deparou consigo a olhar para a prateleira dos detergentes e a tentar perceber se haveria alguma diferença entre detergentes em pó e detergentes líquidos?

Num momento em que a sustentabilidade é também cada vez mais implementada a nível macro na seleção de produtos; no foco na responsabilidade social, ambiental e no preço, a distinção entre detergentes em pó e líquidos é pertinente. 


Ambos são formulados para o mesmo propósito: remover manchas e limpar, quer estejamos a falar da roupa ou da loiça. Mas, para além da diferença óbvia em termos de constituição de matéria (formato em pó ou líquido), que outras diferenças existem?  


O detergente em pó é usualmente mais barato que as alternativas em formato líquido. No entanto, os produtos em pó detêm um maior número de químicos, algo que ocorre devido à presença de enchimentos. 


Outro aspeto também importante a considerar tem que ver com a fragrância do detergente. Quanto mais perfumado for, maior a probabilidade de este ser de origem sintética. Os produtos com ingredientes naturais contêm uma menor intensidade de cheiro, por vezes até com ausência de fragrância (totalmente neutros). A cor é outro elemento a ter em conta: quanto mais colorido, maior a probabilidade de ser sintético.  
 
Mesmo dentro da gama de detergentes líquidos, há uma distinção relevante a fazer, entre os detergentes convencionais e os enzimáticos. Todas as vantagens sobre detergentes enzimáticos aqui.  


 
Que critérios se deve ter em conta para escolher o melhor produto?

 
O melhor produto será sempre o que reunir a melhor eficácia com menor impacto para a saúde humana, animal e do planeta (ausência de químicos) a um preço acessível.

Deve procurar produtos com o maior número de itens nesta lista

  • Fórmula biodegradável (sem fostato) 
  • Base enzimática 
  • Fragrância natural ou sem perfume 
  • Ausência de alvejante 
  • Sem etoxilato de nonilfenol (NPE) 
  • Sem branqueador óptico
  •  Sem corante artificial  
  • Vegan, pet-friendly
  •  Concentrado 
  • Embalagem reciclável e reciclada 
     


Para a lavagem de roupa a proposta da Inokem é o Biomach Super. Um detergente biológico enzimático que preenche todos os critérios atrás referidos, com uma formulação de matérias-primas biodegradáveis e óleos essenciais. 


A fórmula concentrada alavanca a rentabilidade do produto, com a vantagem extra de poder ser usado em lavagens à mão e na máquina e a baixas temperaturas. A sua formulação natural permite a sua utilização em todos os materiais, todos os tipos de fibras, mesmo as mais delicadas como a seda e a lã. Todavia, deve respeitar-se sempre a indicação da etiqueta de manutenção proposta pelo fabricante das peças de roupa. Para saber mais vantagens em escolher um detergente ecológico, clique aqui. 


Na possibilidade de conjugar detergentes biológicos com aplicação em máquinas com eficiência energética, dá-se um match perfeito. Consegue obter poupança de água e de eletricidade e zero agentes poluentes


Exatamente como no caso da lavagem de roupa, as vantagens da escolha de detergente líquido na máquina da loiça são as mesmas. Para além do detergente em pó ter maior número de químicos, também requere uma lavagem a temperaturas mais elevadas para a correta diluição do produto (custo adicional de energia).  


No caso da lavagem da loiça na máquina, Mach Power é a proposta da Inokem, com um aditivo anti-calcário, para loiça mais cuidada e brilhante
 
Agora que sabe todas as diferenças entre os detergentes em pó e os detergentes líquidos, faça as melhores escolhas para si, para a sua família e ambiente! 
 
 
 


×