Blog

5 vantagens de escolher um detergente de roupa ecológico

5 vantagens de escolher um detergente de roupa ecológico

Os produtos ecológicos /eco-friendly, são  produtos amigos do ambiente, que não causam danos ao meio envolvente, seja por via aérea, pela água ou por poluição dos solos e são, na verdade, um investimento na saúde, vitalidade, na segurança e no planeta.

Quais são as maiores vantagens em utilizar um detergente de roupa ecológico?

1.    Proteção da saúde

Produtos ecológicos não expõem os utilizadores a químicos agressivos para a saúde, ao passo que, os produtos com poluentes podem causar irritação cutânea, problemas respiratórios, tosse, asma, reações alérgicas, entre outros. Ademais, ao utilizar produtos tradicionais com químicos, pode sentir dores de cabeça e tonturas, devido ao nível de exposição a esses componentes. Os produtos amigos do ambiente não têm nenhuma propriedade que possa causar esse tipo de consequências para a saúde, são produtos absolutamente seguros de utilizar. 

A utilização de detergentes eco-friendly é a opção mais segura para a sua saúde e da sua família. Por exemplo, nos problemas de pele causados nas crianças e adultos, mais 32% são causados por detergentes em adultos e 44% em crianças.

 Os detergentes de lavar a  roupa têm na sua composição químicos tóxicos, conservantes, fragrâncias e pigmentos artificiais que podem desencadear uma série de reações adversas na pele, como dermatites de contato, principalmente em pessoas que já possuem um histórico de eczema e outras alergias de pele.

 

2- Proteção do ambiente  

A utilização de produtos de limpeza tradicionais acarreta a libertação de poluentes agressivos para o ambiente, ou por via área ou por posterior libertação pelos canos, como no caso dos detergentes da roupa, acabando por ir parar aos lençóis freáticos, solo e vida animal.  Estes químicos agressivos demoram muitos anos a degradarem-se e, em alguns casos, não conseguem sequer atingir esse estado. 

 

Ao escolher um detergente de roupa amigo do ambiente estará a ter um papel importante em reduzir os efeitos que os produtos tradicionais químicos têm no meio-ambiente. É uma aposta na sustentabilidade e no planeta. 

 
 
3- Maior custo-benefício 

Escolher ecológico não é sinónimo de optar por mais caro.  

À primeira vista os produtos ecológicos podem parecer mais caros, mas têm efetivamente um custo-benefício maior. São produtos feitos a partir de matérias-primas mais verdes, que no caso particular da Inokem, significou uma aposta em adaptar a tecnologia industrial para o consumidor doméstico, não comprometendo a eficácia dos produtos. O caso do Biomach, o detergente de roupa biológico é em formato 2 em 1, pelo que pode ser aplicado em todos os tipos de roupa e tem um amaciador incorporado. Além de fazer uma limpeza em profundidade, consegue fazê-lo a temperaturas baixas, o que significa um ganho a nível de encargo energético mensal.

  

4- Proteção das roupas

 

Optar por um detergente de roupa ecológico significa dar maior longevidade às suas roupas. Por não ter componentes agressivos para os tecidos, as roupas são limpas em profundidade e a sua condição é protegida. Ao optar por um produto como o Biosoft, concebido para suavizar e proteger a roupa, com tensioativos, substâncias suavizantes e óleos essenciais naturais, os tecidos estarão protegidos, suavizados, evitando o desgaste acentuado na roupa.
 

5. Biotecnologia

Os detergentes ecológicos da Inokem são produtos inovadores, que utilizam a tecnologia industrial adaptada ao consumidor doméstico, para proporcionar maior performance no processo de limpeza e, que, ao mesmo tempo, respeitam o meio ambiente.  No exemplo específico do detergente de roupa Biomach , a biotecnologia foi essencial desenvolver um produto biológico sem comprometer a sua eficácia, recorrendo à introdução de enzimas como agente de limpeza.

O Biomach é um produto enzimático, que contém na sua génese  proteases, amilases  e lipases e cada um destes elementos consegue resolver determinadas manchas de forma extremamente eficaz:

·      As proteases atuam essencialmente nas nódoas orgânicas, como as de sangue e suor, que tendem a aderir e fixar nas fibras dos tecidos.

·      As amilases respondem a sujidade não visível, mas extremamente aderentes ao tecido à base de amido.  Estas manchas, apesar de não serem visíveis, interagem com outras sujidades, que irão deteriorar o aspeto dos tecidos. As manchas de amido são muitas vezes provenientes de processos fabris têxteis, assim como do derramamento acidente de alimentos.

·      As lipases são recomendadas para remoção de óleos e gorduras em excesso, nos casos em que o detergente não é capaz de remover eficazmente e nesses casos a lipase é recomendada tanto para prevenção como para eliminação das manchas.