Blog

Sabe mesmo porque é que reduzir o plástico é essencial?

Sabe mesmo porque é que reduzir o plástico é essencial?

O que podemos fazer para ser parte da solução?

O plástico é um material feito para durar.

 Hoje em dia, cerca de 40% do plástico consumido é de uso descartável. Embora possa ser visto como uma solução “conveniente”, na realidade a sua natureza indica que é descartado finda uma única utilização.

 Se já se questionou onde é que pode encontrar o plástico na sua vida, a resposta pode ser avassaladora. O plástico encontra-se em tudo, desde eletrodomésticos, computadores, roupas, comida, telemóveis, cosméticos e tanto mais. Utilizado muitas vezes para empacotar bens e comida, sabemos que, de acordo com o World Economic Forum, só 14% das embalagens de plástico é que são recolhidas para reciclagem globalmente.

 Mas o problema não termina aí. Devido à enorme complexidade do sistema de reciclagem, a vasta maioria desses plásticos de uso único que os consumidores tentam que seja reciclado, acaba por ser queimado (libertando gases tóxicos) ou atirado para aterros sanitários.

 Porquê?

 Em parte, porque muitos produtos são manufaturados de forma que se torna difícil extrair a parte plástica, para posterior reciclagem. Há diferentes tipos de plástico que podem ser combinados com outros materiais, como, por exemplo, cola ou parafusos de metal. O processo de desmontagem e separação destes materiais é muito complexo, pelo que a solução geralmente passa por depositar em aterros.

 

 Esse facto implica que o plástico se acumule durante milhares de anos, transformando-se em microplástico, que, por sua vez, se entranha na água e na comida que consumimos.

 

O plástico na vida animal

Os últimos anos tornaram claro os efeitos devastadores do plástico na vida animal. Estima-se que existam 270 000 toneladas de plástico a flutuar nos mares, constituindo uma ameaça direta a 700 espécies marinhas. Existem também vários estudos que indicam o papel que o plástico estará a ter no aumento das espécies em extinção.

Quais são os benefícios da redução do consumo de plástico?

 O plástico é um dos maiores poluentes do planeta. A redução do consumo de plástico significa:

 ·      Menores emissões de CO2 por via de menos quantidade de produção, transporte, reciclagem e descarte de lixo.

·      Preservação de recursos naturais. A produção de plástico utiliza recursos naturais como água, gás natural, petróleo, carvão, entre outros. Ao diminuirmos a necessidade de utilização destas matérias-primas estamos a contribuir para a proteção dos recursos do planeta.

·      Redução da poluição. Menos lixo irá parar às incineradoras, aos aterros sanitários e aos oceanos, reduzindo também a emissão de gases tóxicos.

 

 Mesmo os plásticos de base ecológica, feitos de produtos como cana-de-açúcar e amido de milho, não são uma solução fácil, apesar de muitas vezes serem descritos como biodegradáveis. “‘Biodegradável’ significa que, em algum ponto no tempo, sob algumas condições, a embalagem será degradada.

Já o termo “‘compostável’ especifica as condições, mas os plásticos compostáveis não se degradam em todos os ambientes, então podem, de facto, permanecer na natureza por um longo tempo.

Tudo isso significa que a solução de eliminar embalagens desnecessárias – o que reduz a necessidade de reciclagem e compostagem em primeiro lugar – é uma parte fundamental para resolver o problema.

Reutilizar a embalagem é outra solução, com o método de refill– quando o consumidor guarda a embalagem externa e compra apenas o produto que vai dentro dela quando acaba – reutilizando a mesma embalagem, eliminando a necessidade de mais produção e consumo desnecessário de plástico.

 

O Compromisso da Inokem

 A Inokem tem vindo a traçar um caminho de demarcação no combate à utilização excessiva de plástico e à proteção do ambiente, desenvolvendo para isso todo um modelo de negócio que assenta em apresentar ao consumidor produtos ultra-concentrados, ecológicos, biodegradáveis, cujo impacto ambiental é a redução imediata do consumo de embalagens. Cada produto ultra-concentrado equivale a 40 ou 50 embalagens de plástico, sendo que, somente no ano de 2021, conseguimos evitar a compra de 350 mil embalagens de plástico. Com isto eliminamos a necessidade de o consumidor ter de adquirir embalagens desnecessárias, solucionando parte do problema.

 Mas não ficámos por aqui. Queremos continuar a inovar e a melhorar a nossa pegada ambiental, e, foi por essa razão, que no final de 2021 disponibilizámos a opção de venda a granel, que permite a reutilização da mesma embalagem, possibilitando ao consumidor adquirir os seus produtos novamente sem aumentar o impacto no ambiente. A mesma embalagem servirá para adquirir novamente o produto, sem limite e essa reutilização elimina a necessidade de mais produção e consumo de plástico.

 Em 2022 iremos continuar o caminho de inovação e proximidade junto dos nossos clientes, com a missão e compromisso de entregar os melhores produtos, aos melhores preços, cuidando do nosso planeta. A Inokem estará sempre disponível para fazer parte da solução.