Blog

Conhece as razões para comprar nacional?

Conhece as razões para comprar nacional?

A nossa qualidade de vida está intimamente ligada à forma como utilizamos os recursos existentes, dentro dos limites disponíveis, de forma sustentável. Depois do mundo mergulhar numa pandemia mundial que obrigou ao encerramento de fronteiras e do conflito militar entre a Rússia e Ucrânia que enfatizou, em muito, os riscos de dependência externa em setores estratégicos, é a altura certa para repensar a forma como escolhemos os produtos que compramos, que critérios estão por trás da nossa escolha e as consequências desta ação

A forma como consumimos pode impactar direta e indiretamente a emergência climática, o esgotamento dos recursos naturais e perda de biodiversidade. Não obstante, tem também um grande impacto a nível social e económico. 

 Escolher consumir produtos nacionais é mais que o ato de comprar produtos manufaturados no país de origem. É um movimento de apoio à indústria portuguesa, um movimento que pretende, por um lado, reeducar as pessoas quanto a escolhas de consumo conscientes, e por outro lado, apoiar a indústria nacional que suporta postos de trabalho e o desenvolvimento económico no país.  


Se, por um lado, escolher nacional significa apoiar a indústria e economia portuguesa e a criação de postos de trabalho, por outro lado, ao optar por consumir produtos domésticos reduz-se a pegada ambiental no que diz respeito ao transporte das mercadorias.  
Com esta nova forma de consumir e de produzir, espera-se colmatar a necessidade de produtos e serviços, reduzir a dependência externa, ao mesmo tempo que se desfruta de uma maior qualidade de vida e se assegura que as gerações futuras tenham os recursos que precisam. 


É neste contexto que a missão da Inokem , uma empresa 100% portuguesa, é clara: assegurar o futuro das próximas gerações, contribuindo para que as comunidades se tornem sustentáveis, socialmente justas e inclusivas, participando de uma economia circular forte e viável. 
A sociedade portuguesa tem vindo a dar sinais positivos a este nível - de acordo com um estudo de 2020 do Observador Cetelem, 52% dos consumidores portugueses considerou que comprar produtos portugueses é um dever de todos. 


Principais razões para comprar nacional: 

1. Evita custos acrescidos a nível ambiental, porque não precisam de transporte de longo curso

2. Gerador de mais emprego

3. Potencia o desenvolvimento da economia portuguesa

4. Contribui para a diminuição do despovoamento, uma vez que a geração de emprego contribui para a fixação de mais população

5. Ajuda a preservar a cultura e a identidade portuguesa

6. Produtos seguros, uma vez que se conhece a origem e composição

7. Diminui a dependência externa de produtos

8. Contribui para assegurar o futuro das próximas gerações 


×