Blog

Porquê optar por uma limpeza sem amoníaco

Porquê optar por uma limpeza sem amoníaco

De acordo com um estudo publicado no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, indivíduos que utilizem amoníaco numa base diária para limpeza de casas ao longo de 20 anos obtêm a função pulmonar equivalente a fumar 20 cigarros por dia.

Um dos hábitos que veio para ficar com a pandemia da COVID-19 foi a importância da limpeza – seja em maçanetas de portas, espaços públicos, loiça, telemóveis, entre outros. A limpeza do lar ganhou ainda mais relevância, não só por uma questão de higiene, mas também por uma questão de proteção da saúde. Para salvaguarda da saúde dos nossos membros familiares é tão importante uma limpeza regular cuidada, como é também a escolha certa de produtos a usar em casa.  


Os produtos de limpeza não são todos iguais.

A verificação dos ingredientes dos produtos é fundamental para determinar se são produtos seguros de utilizar. Ingredientes como o amoníaco (gás alcalino incolor, altamente solúvel em água) têm características prejudiciais para a saúde. No caso do amoníaco, as desvantagens e os riscos para a saúde são claros: 

  • Inalação deste gás pode causar dificuldades respiratórias, queimadura da mucosa nasal, faringe e laringe, edema pulmonar, entre outros.; 
  • O contacto com a pele gera dor, eritema e vesiculação. Quando em alta concentração pode originar necrose dos tecidos e queimaduras profundas. 
  • O contacto com os olhos em baixas concentrações causa irritação ocular. Em alta concentração pode causar conjuntivite (inflamação da conjuntiva ocular), erosão da córnea (parte anterior transparente protetora do olho) e cegueira temporária ou permanente, além consequências a longo prazo, como cataratas, atrofia da retina e fibrose pulmonar.  
     

O amoníaco encontra-se em vários produtos de limpeza, como os multifunções, os limpa-vidros, limpeza de WC, e enceradores, entre outros.  

 
Por todas estas razões, escolha certo: produtos de limpeza que não prejudicam a sua saúde e a da sua família.

Os produtos da Inokem são 100% seguros de usar, tanto para a saúde humana, como para os animais de estimação e para o ambiente.