Blog

Porquê escolher Inokem? O nosso caminho para a sustentabilidade

Porquê escolher Inokem? O nosso caminho para a sustentabilidade

Se é hoje um dado adquirido a fragilidade em que se encontra o Planeta e a necessidade de adotar mudanças drásticas no quotidiano de cada um, não é menos verdade que ainda temos um longo caminho a percorrer na mudança de hábitos para um modo de vida sustentável, em harmonia com o planeta em que habitamos. 

Consumo de plástico

A missão da Inokem passa, precisamente, por garantir o futuro das próximas gerações, criando opções eco-friendly, que respeitam o meio-ambiente e possam ser adotadas em defesa de um modo de vida sustentável.

Combater o desperdício de plástico tem sido uma das nossas grandes batalhas. 

 Anualmente, são produzidos 400 milhões de toneladas de plástico. Em Portugal, a estimativa é de 600 mil toneladas de plástico por ano. De acordo com um estudo da Universidade de Aveiro, cada pessoa contribui, em média, com 40 kg de plástico por ano. O problema agrava-se com o depositar de todo o plástico nos oceanos. Estima-se que exista 250 milhões de toneladas de plástico acumulado a poluir seriamente os oceanos. Se não existir uma mudança muito significativa, estima-se que em 2040 esse número aumente para 600 milhões de toneladas.

 Neste contexto, o setor de limpeza é também uma parte do problema. Por um lado, os detergentes convencionais contêm mais de 55 ingredientes tóxicos. Por outro lado, detergentes prontos a utilizar significa um consumo constante de plástico que contribui para a disseminação do problema.

 

Como é que a Inokem respondeu a este problema?

 A Inokem criou uma plataforma online que permite comprar detergentes ecológicos ultra-concentrados. Com foco em 4 pilares - sustentabilidade, eficácia, poupança e segurança - desenvolveu os seus produtos de forma a apresentar uma solução sustentável em termos de limpeza.

 Ao comprar um produto Inokem, está, na prática, a poupar entre 40 a 50 embalagens de produto no supermercado. Uma embalagem do produto Ecoglass, por exemplo, equivale a 40 embalagens da marca mais vendida em supermercado. Além da diminuição substancial do impacto ambiental, a poupança financeira é enorme: o custo por litro do produto de supermercado é de 3,89 euros, ao passo que o produto da Inokem custa 0,22 euros por litro.

 Neste ano corrente, a Inokem proporcionou uma poupança de 240 euros de detergentes por família e já evitou que mais de 200 000 embalagens fossem parar aos oceanos.

 Escolhemos as nossas matérias-primas a rigor, optando pelas soluções “verdes”, com opções biológicas, para reduzir o impacto ambiental e ajudar a preservar os ecossistemas.

 Mais recentemente, disponibilizámos a hipótese de o consumidor poder  escolher a opção granel, fazendo refill de produtos no nosso showroom, utilizando as nossas embalagens usadas, para que a pegada ambiental diminua ainda mais, um esforço contínuo para trazer o máximo de sustentabilidade às soluções que apresentamos.

 Esta mudança de paradigma é a nossa proposta de valor e é nesse sentido que optar pela Inokem é adotar hábitos de limpeza sustentáveis, é escolher o ambiente e é, também, poupar no orçamento familiar.

 3400 portugueses já optaram por hábitos de limpeza sustentáveis, contamos consigo para fazer crescer esta consciencialização e ajudar a proteger o nosso planeta.