Blog

PLÁSTICO BOM, MAU OU VILÃO? 

PLÁSTICO BOM, MAU OU VILÃO? 

PLÁSTICO BOM, MAU OU VILÃO? 

Será que o problema é o plástico ou somos nós?


Todos já sabemos o problema grave do consumo de plástico no mundo e parece que o feitiço virou-se contra o feiticeiro!

De repente o mundo escolheu o plástico como inimigo número um do planeta, a maior praga inventada pelo próprio Homem, e sobre a qual já não há controlo, como se o plástico, omnipresente no nosso estilo de vida, tivesse ganho vida própria e se tivesse virado contra os ecossistemas, os humanos e os animais.

  • Um relatório divulgado pelo Fórum Económico Mundial refere que, se o nível de utilização dos plásticos a nível mundial se mantiver, em 2050 os oceanos vão ter mais plástico do que peixe, em peso.
  • Segundo Jornal Público, relatório alerta para o aumento da produção de plástico de uso único a partir de matéria-prima virgem.  ‘’Entre 2019 e 2021 a poluição vinda do plástico descartável (de uso único ou single use), que se usa uma vez e se deita fora, aumentou seis milhões de toneladas por ano, apesar de a regulação mundial estar mais apertada, avança uma nova investigação divulgada esta segunda-feira.’’

 

Não, o problema não é o plástico. O plástico não é o vilão. Nós somos os vilões! E somos também os agentes da mudança. 

 

  • Existem ‘’contras’’ tanto em relação ao plástico como em relação a recipientes em vidro, devemos é encontrar o equilíbrio, evitar plástico de uso único, reduzir, reciclar, reutilizar e reabastecer todas as nossas embalagens sejam plástico ou não. Evitar o uso de plástico em exagero é possível.

 

Segue este blog, aprende tudo sobre o plástico, dicas de como evitar o uso de plástico e diminuir o teu impacto ambiental.


Plástico bom e mau?

Como distinguir?

Existem vários tipos e formatos, leve, flexível, moldável, barato e muitas vezes reciclável, o plástico possui impactos ambientais que são gerados na produção, no consumo e no descarte. Esses impactos são causados pela poluição por substâncias indesejáveis emitidas para o ambiente, pelo gasto de energia na produção e distribuição, entre muito mais.

Durante o consumo, os plásticos contendo vários tipos de bisfenol A ( também conhecido pela sigla BPA, é um composto muito utilizado para fazer plásticos de policarbonato, estando presente em recipientes para armazenar comida, como tupperwares, garrafas de plástico ou latas de conserva.) vão parar no organismo humano, causando graves danos à saúde. 

A própria indústria criou um código de identificação que nos permite, enquanto consumidores, ter pelo menos uma ideia geral dos vários tipos de plástico que encontramos nos objectos do nosso dia a dia, o seu respectivo impacto e a sua (potencial) reciclabilidade. Ainda assim, a sua utilização não é obrigatória.

Os plásticos são representados por um triângulo composto por três setas e por um código e número de identificação, do 1 ao 7, ao centro. Podem encontrar este símbolo na parte inferior de cada recipiente, e é a partir dele que ficamos a saber o material usado na sua produção.

O HDPE , ou polietileno de alta densidade, é um polímero utilizado na produção de garrafas , tampas e filmes para embalagens de alimentos. O HDPE é considerado um dos plásticos mais seguros para os humanos.

 

BOM

embalagem de plástico

  • Plástico de várias utilizações, que seja reutilizável
  • Reciclável e ,em parte ou totalmente, constituído por material reciclado
  • De segura utilização 
  • Menor impacto ambiental

Mau

embalagens de plástico mau

  • plástico descartável, de apenas uma utilização,  não permite reutilização 
  • Não dá para reciclar e não é constituído por material reciclado.
  • Contém elementos nocivos à saúde humana e seres vivos
  • Elevado impacto ambiental 


Como Reduzir, reciclar, reutilizar ou reabastecer ? Os 4 R's da sustentabilidade na Inokem


Reduzir?  

  • Elimine plásticos de uso único e itens supérfluos
  • Opte por produtos concentrados , no caso da Inokem, optar pelos detergentes produtos ultra concentrados evita logo à partida o uso de dezenas de embalagens, reduzindo o consumo de plástico em 90%. Já existem várias opções de produtos concentrados, não só em produtos de limpeza, mas também em produtos de higiene, maquilhagem, saúde e bem estar…
  • Troque produtos do dia a dia para versões mais sustentáveis e amigas do ambiente, com exemplo a sua escova dentes, lâminas de barbear, fraldas, absorventes menstruais...

Reciclar? 

  • Nas tuas compras procura embalagens recicláveis e se possível recicladas.
  • Descubra o plogging, a corrida contra o lixo! Uma excelente prática para quem quer fazer exercício físico e ainda ajudar o ambiente, consiste em fazer um corrida ao mesmo tempo que recolhe lixo do chão
  • Faz a separação do lixo em tua casa, procura saber os pontos de reciclagem perto de ti e separar corretamente o lixo nos devidos contentores amarelo, azul, verde, lixo indiferenciado, pilhão, … 

Reutilizar?

  • Pratica o DIY , dá nova vida às tuas embalagens e cria novos objetos através das embalagens antigas que tens em casa, novas criações com vários propósitos e aplicações , saudável para a mente e ambiente!
  • Opta por embalagens reutilizáveis que não seja de uso único (single-use), assim poderás usar vezes sem conta, como por exemplo as embalagens da Inokem são criadas para durar no tempo e permitir ao consumidor reutilizar como por exemplo fazer refill
  • Compra a Granel, podes reutilizar embalagens para comprar os produtos que normalmente consomem em tua casa fazendo as tuas compras em mercearias ou lojas especializadas

Reabastecer?

  • Opta por produtos que permitam reabastecer (fazer refill de embalagens) em pontos de venda a Granel é o ideal, podes levar a tua embalagem e reutilizar para abastecer com o produto que pretendes comprar
  • Na Inokem já existem vários parceiros que vendem a granel, podes consultar aqui todos os pontos de venda.

 

5 razões para reduzir o plástico em casa

  • Impacto Ambiental:  O plástico é um dos materiais mais utilizados na produção de embalagens de limpeza. Ao reduzires a quantidade de plástico com embalagens reutilizáveis ou produtos concentrados vais ajudar a reduzir a quantidade de lixo nos oceanos e proteger a vida marinha.
  • Saúde : Frequentemente o plástico é associado a produtos químicos tóxicos, tais como o bisfenol A (BPA), que podem prejudicar a saúde. Ao reduzir a exposição ao plástico, melhoramos o nosso bem estar
  • Redução de Custos:  Ao reduzirmos o uso do plástico vais economizar algum dinheiro a longo prazo. Isto porque ao optar por produtos que sejam vendidos a granel ou com embalagens reutilizáveis ou produtos concentrados, não vais pagar o custo da embalagem e vais poupar ainda mais.
  • Responsabilidade Social : A redução do plástico é uma forma de assumires a responsabilidade social face ao meio ambiente. Ao adotarmos esta prática incentivas as pessoas a fazerem o mesmo. Isso pode ter um impacto multiplicador, à medida que mais pessoas adotam essas práticas, criando uma cultura mais sustentável.
  • Contribuição para a Economia Circular: Se os produtos tiverem um ciclo continuo para se reinventarem esse impacto é muito positivo no ambiente. Basicamente se adoptares os 5 R's estás a contribuir para a economia circular, recusar, refletir, reduzir, reutilizar, reciclar. 

 

É urgente mudarmos os nossos hábitos de vida e a mudança está em cada um de nós!

Concluindo, somos uma empresa que se preocupa com todas estas questões ambientais e para isso desenvolvemos produtos de limpeza que têm por base a química verde e mais limpa com produtos 100% biodegradáveis, já com algumas opções biológicas, soluções ultra-concentradas que permitem a redução drástica do uso do plástico e foco na economia circular com a integração de refill de embalagens nos pontos de venda a granel e lojas. Se escolheres os nossos produtos vais optar pela perservação do ambiente e promover um estilo de vida mais sustentável sem comprometer a eficácia das tuas limpezas.

 

Na Inokem já evitámos que se usássem mais de 1.500.000 embalagens plásticas, só com adopção do uso de detergentes ultra-concentrados, este valor ainda é mais tendo em conta as embalagens reutilizadas no reabastecimento a granel. Orgulhamo-nos deste impacto positivo no ambiente e vamos continuar!

Garante o futuro do planeta com práticas mais sustentáveis!