Blog

Inokem ganha o Prémio de Sustentabilidade 20/30 em Economia Circular

Inokem ganha o Prémio de Sustentabilidade 20/30 em Economia Circular

E os vencedores da 4º edição do Prémio Nacional de Sustentabilidade são...


"Foram 110 as candidaturas a concurso nesta edição. Todos os projetos foram analisados pela Deloitte, Knowledge Partner do Prémio Nacional de Sustentabilidade, que verificou a sua elegibilidade e adequabilidade. A decisão coube ao júri de cada categoria e os prémios Personalidade e ONG foram decididos pelos presidentes de júri de cada categoria. Conheça os 33 vencedores nesta fotogaleria com todos os premiados e menções honrosas.

O vencedor da Economia Circular, na vertente das Micro, Pequenas e Médias Organizações, foi a Inokem com o projeto Inokem Biotech Shop. Pedro Santos Martins, CEO, recebeu o prémio entregue por Paulo Lemos, ex-diretor-geral ENV e ex-Secretário de Estado do Ambiente e presidente do júri desta categoria, Ana Dias, administradora da Medialivre, e Diana Ramos, diretora do Jornal de Negócios."

 

Negócios | 08 de Maio de 2024 às 16:40

 

 

OS MAIS REVOLUCIONÁRIOS DETERGENTES SUSTENTÁVEIS DA EUROPA

 

Há uma empresa portuguesa que se está a destacar com os seus detergentes 100% biodegradáveis, ultraconcentrados e reutilizáveis que poupam o ambiente e a carteira.

 

Os detergentes domésticos são apontados como grandes poluidores do solo e das águas, não apenas pelos produtos químicos que contêm como também pelo volume de resíduos de embalagens de plástico que geram. Nos últimos anos, têm surgido, neste âmbito, várias soluções inovadoras, com as empresas a apostarem em produtos de limpeza mais amigos do ambiente. A Inokem é uma das que está a destacar-se no mercado com os seus detergentes 100% biodegradáveis, eco e pet-friendly, formulados com base em ingredientes naturais e que apresentam uma ultra concentração.

É precisamente o facto de serem ultra concentrados que permite uma redução do uso do plástico nas embalagens em até 90%, sendo estas concebidas para reutilização, ou seja, podem ser reabastecidas nos pontos de venda autorizados à medida das necessidades, o que ao mesmo tempo incentiva os consumidores a reduzirem os seus resíduos e a trilharem um caminho mais sustentável para o futuro.

De acordo com a empresa, esta é uma grande mudança de mentalidade, já que ao adquirirse um litro destes detergentes, na prática está-se a evitar, em média, a aquisição de 40 a 50 embalagens quando comparado com os produtos de limpeza tradicionais. A meta da Inokem será atingir o “plástico zero”.

O projeto já registou grandes conquistas, podemos destacar o facto de ter entrado no maior retalhista Europeu, o Lidl, com os disponíveis em supermercado a nível europeu. Para além das lojas Lidl que dispõem de uma linha exclusiva, Gama LIM, a Inokem também já conta com cerca de 40 pontos de refill no país, na sua maioria mercearias a granel, no entanto, o objetivo será atingir mais de 200 pontos de reabastecimento até ao final de 2024, com abrangência nacional. Mas as vantagens não se ficam por aqui. O uso destes detergentes também permite poupanças ao nível do preço, pois ao serem diluídos em água chegam a custar 0,17 euros por cada litro. De referir que os ultraconcentrados bio da marca permitem diluições máximas de 1% para se obter a formulação certa para o objetivo pretendido, podendo ser diluídos em água reutilizada, água doce e, até, em água salgada (no caso do desengordurante Power). Cada embalagem tem um doseador e a quantidade a diluir vem recomendada no rótulo. Desde o final de 2020, esta organização deu um passo inovador ao lançar o projeto Inokem Biotech Shop, uma plataforma virtual que visa alcançar diretamente os consumidores domésticos, que aqui encontram a vasta oferta de produtos da marca, desde desengordurantes, multiusos, lavagem da loiça e da roupa, limpeza da casa de banho, tira-nódoas, amaciador de roupa, entre outros.

 

TECNOLOGIA 100% PORTUGUESA

Localizada na região de Vila Franca de Xira, a empresa tem a sustentabilidade como pilar essencial no desenvolvimento de todas as suas soluções. Aposta nas mais recentes técnicas de engenharia e na utilização de matérias-primas biodegradáveis, cada vez mais naturais, que permitam chegar a soluções mais eficientes e ecológicas, com impacto zero no ambiente. Este compromisso com a sustentabilidade já valeu à Inokem uma Menção Honrosa em Tecnologia Verde nos Prémios Verdes 2022, um reconhecimento da Revista Visão e da AdP (Águas de Portugal).

 

Artigo de Negócios Sustentabilidade 20|30 - 4ª edição desta iniciativa