Blog

Rebranding em sectores conservadores

Rebranding em sectores conservadores

Como é do conhecimento geral, as empresas presentes na indústria química tem uma visão conservadora, bastante resistente à mudança e muitas vivem numa situação de estagnação, onde persistem padrões de conservadorismo que ainda se sustentam em valores já ultrapassados considerando a mudança, um risco para a empresa e até mesmo para o dia-a-dia de trabalho. Nos dias que correm, uma marca para se destacar no mercado tem de criar uma identidade visual forte para manter uma relações duradouras com os seus clientes. As pessoas que se apaixonam pelas marcas, confiam nelas e seguem-nas em todos os meios de comunicação, por isso esta ligação entre marca e pessoa é fundamental. A percepção que se tem de uma marca afeta o seu sucesso, independentemente de estar num mercado conservador como a industria química, tem de existir sempre margem e necessidade de mudança.

Como por exemplo, na Inokem, o rebranding foi marcado pela expansão dos seus negócios e pela sua constante inovação e resiliência. Com a intensificação da concorrência no mercado, a Inokem apostou em desenvolver a área da Biotecnologia, tendo como principal desafio fidelizar e aproximar os clientes da marca, recorrendo a processos criativos, contemporâneos e simples, criando uma imagem global para todos os mercados e acompanhando a evolução dos negócios. Desde 2019, a Inokem iniciou um período de transformação intensiva que culminou em 2020 com o rebranding global da marca, tornando a empresa mais focada no ambiente e nas pessoas, centrando-se na génese e propósito da sua criação. Mais de 96% das soluções são hoje compostas por matérias primas 100% biodegradáveis, aliando sempre que possível a bioquímica ao conceito prático. O Rebranding permitiu um reposicionamento, nova imagem que reforçou a identidade, uma marca mais humana, inovadora, sustentável e tecnológica, que trabalha e desenvolve soluções inovadoras focadas nas alternativas de futuro.

Enquanto o logótipo e conceito anterior estavam desatualizados e pouco explorados para o contexto digital e de interação com a marca, o novo conceito criou uma imagem atual e disruptiva dentro da industria da química e Biotecnologia. Uma identidade visual que representa transformação e mudança, mas sem descurar o conceito de união, consolidação e coletividade. Durante o processo de rebranding, a Inokem manteve o seu nome, valores, reforçando o seu dinamismo, liderança no mercado, e com novos horizontes de expansão internacional. O objetivo passou também por dar ao cliente doméstico, a hipótese de ter acesso à mesma tecnologia que já dispunha o cliente corporativo/institucional, lançando a marca a nível digital e começando a dar os primeiros passos no modelo B2C, tendo como objetivo elevar a qualidade de vida das pessoas através da eficiência e segurança aliada à utilização de soluções tecnologicamente avançadas, que tipicamente não estão disponíveis no mercado comum.

A empresa uniformizou a sua marca em todas as áreas de negócio onde está presente, e encontrou um equilíbrio entre a sua essência, inovação e evolução do mercado biotecnológico. A forma como a marca é gerida aos dias de hoje, permitiu aumentar a eficácia, melhorar a aproximação aos clientes, perceber quem é hoje a nossa persona, reduzir custos de produção e preservar o meio ambiente. O design no Rebranding, funcionou como um componente estratégico e competitivo, que por sua vez criou a conexão ideal entre a identidade visual, o posicionamento da marca e a imagem da marca.

O DESIGN GERA INOVAÇÃO, INOVAÇÃO REFORÇA A MARCA, MARCA CONSTRÓI FIDELIDADE e FIDELIDADE SUSTENTA LUCROS.

Para romper com um setor conservador, a comunicação não é suficiente e é necessário que a imagem visual acompanhe esse processo. No caso da Inokem foram variadas as razões que levaram à necessidade de rebranding ,como já referido, tornou-se essencial repensar a identidade da marca (logo e slogan) para adaptar ás exigências da evolução dos meios de comunicação digitais (também nesta conjuntura atual de pandemia), para a divulgação de soluções inovadoras, para a vontade de internacionalizar a empresa e devido á nova localização da empresa, para alteração da filosofia e a visão para o futuro ( novo CEO que teve também intenção de deixar a sua marca na organização }, para consolidação de uma responsabilidade social adequada à filosofia da empresa, para criar o fácil reconhecimento e desejo pela marca por parte dos consumidores.

“É essencial existir uma reinvenção dos setores conservadores, com foco na reavaliação de seus processos e atitudes”


Termos como, globalização, lucros, competitividade e inovação fazem parte integrante das decisões das empresas, que têm seus objetivos voltados para a garantia da sobrevivência e crescimento sustentável no mercado. Os padrões e a mudança são elementos que caracterizam a flexibilidade de adaptação e a dinâmica de relacionamento com os indivíduos. À medida que a concorrência cresce, as opções no mercado são muitas. Sendo assim, as empresas procuraram criar defesas ao procurarem novas formas de se conectarem emocionalmente com os clientes mesmo nos setores mais conservadores.

Resumindo, rebranding num setor conservador pode responder a uma necessidade de realizar uma mudança radical, normalmente devido a alterações importantes na empresa a nível estratégico. A um dado momento, a empresa sente necessidade de se dirigir ao público de outra forma para alcançar novos segmentos ou entrar em novos mercados, ou simplesmente para manter os 2clientes que já possui com a entrada de novos participantes disruptivos no mercado. Com novo posicionamento, a marca possibilita mostrar características distintas perante os concorrentes de forma única, criativa e respeitosa e também o seu posicionamento no mercado concorrencial.