Blog

Como eliminar nódoas de bolor e humidade do vestuário.

Como eliminar nódoas de bolor e humidade do vestuário.

Como eliminar nódoas de bolor e humidade do vestuário.

A humidade tem sido muito abordada nestes últimos dois meses, dado que o mês de dezembro foi o mais quente e chuvoso nos últimos 92 anos. Atualmente e segundo o IPMA, os níveis de humidade têm estado acima dos 90% em Portugal.


A humidade e bolor são fenómenos que ocorrem, devido à condensação em contacto com as paredes, e o seu aparecimento depende muito do isolamento das casas. Em 2020 cerca e 25% dos portugueses viviam com problemas de humidade, bolores e infiltrações.

 

Porque é que mofo e bolor aparecem nas roupas?

Um dos fatores é, como referimos, a humidade. Casas mais antigas, podem concentrar muita humidade nas paredes, o que facilita o desenvolvimento de fungos. Os roupeiros estando fechados a maior parte do tempo, são ecossistemas perfeitos para que estes problemas sejam inevitáveis. 

 

O mofo liberta esporos e toxinas que viajam pelo ar e são atraídos por materiais ricos em fibras, como por exemplo o vestuário. Alguns materiais, como o couro, podem apresentar, inclusivamente, algumas manchas esverdeadas. É também algo comum espirrarmos ao retirar a roupa do armário, pois os esporos, dispersos pelo bolor, podem originar algumas crises alérgicas.


Se deixares a roupa húmida durante um longo período de tempo (entre 24 a 48 horas) o bolor vai aparecer rapidamente.

 

Como reduzir a humidade das roupas e móveis?


Evitar secar a roupa em casa: Secar a roupa dentro de casa pode aumentar a humidade e causar a condensação. Como consequência, leva ao aparecimento de bolor e mofo. Seca sempre que possível as roupas ao sol ou em áreas bem ventiladas. Ventila sempre a área ou areja a divisão, para impedir os vidros embaciados, bem como as gotas de água nas paredes.

Alumínio: Coloca forro de alumínio nos fundos das gavetas e móveis para ajudar proteger e a preservar da humidade e água (especialmente na cozinha, wc e zonas de muita humidade e condensação).

Ar Fresco: Deixar as roupas num local arejado, ajuda a circulação do ar e à evaporação da humidade.

Usar o Air menta: Após limpar a zona a tratar, utilizar um pano embebido com Air Menta e passar pelo roupeiro. O Air Menta tem uma fórmula de quádrupla-ação: é um desinfetante e desodorizante de roupa concebido à base de essências naturais, bactericidas, conservantes e fixadores. Numa só operação limpadesinfeta, desodoriza e purifica. Por ser desinfetante, reduz substancialmente as bactérias e os esporos, após uma utilização regular.

 

Como remover a humidade do couro


Em primeiro lugar deves usar 3 ingredientes: uma escova de nylon limpa, um aspirador, sabão e álcool. Começa por pegar na escova macia e remove o bolor solto. Para evitar espalhar esporos de mofo, se possível, vai para o exterior.

Seguidamente, aspira o couro e remove o tudo o mais rapidamente possível. Aplica uma camada espessa de espuma de sabão suave. Com uma toalha molhada, remove a espuma de sabão.

Por fim, usa um detergente suave, como o nosso Bio Clean, que já contém bio álcool para esfregar e limpa o couro com um pano húmido (podes optar pelos nossos panos microfibras). Deixa secar completamente antes de o voltar a utilizar.

Como prevenir a humidade dos sapatos?

Os sapatos ganham humidade no inverno devido às diferenças de temperatura, nomeadamente, o ar exterior frio e o ar mais quente do calçado. Quando os pés suam, a humidade fica retida nos sapatos e não consegue evaporar devido à baixa temperatura. Além disso, a neve e a chuva, também podem entrar dentro dos sapatos. Por isso, vamos deixar aqui algumas dicas para manter os seus sapatos mais saudáveis:

  1. Deixá-los secar ao ar livre e num local bem ventilado.
  2. Usar saquinhos de arroz. Usa saquinhos de arroz seco e coloca-os dentro dos sapatos. O arroz possui propriedades de absorção, por outras palavras, ele pode remover a humidade do ar.  Quando se coloca junto um saco, junto aos sapatos, ele vai absorver a humidade e desta forma evita o desenvolvimento de mofo e bolor. O arroz tem esta capacidade de absorção, devido à sua presença de amido e sais minerais na sua composição.
  3. Usa um papel, uma toalha ou jornal dentro dos sapatos; o jornal ajuda a manter a forma dos sapatos enquanto secam e ainda absorve a humidade. No entanto, é importante trocar o jornal regularmente, para garantir que ele continue a absorver a humidade e não se torne húmido e ineficaz.
  4. Usar sacos de sementes ou grãos: Enche sacos de sementes ou grãos. Tais como feijão ou lentilhas e coloca-os dentro dos sapatos. As sementes são absorventes naturais devido à presença de polissacarídeos, o que as torna bastante eficazes na remoção da humidade.

 

Dicas de Sara Amor -  Vê estas e outras dicas na página vida sem empregada (instagram)

 

  • Arejar todos os dias a casa (pelo menos 20 minutos)
  • Em casos graves recorrer a desumidificador
  • Dicas para evitar humidade em gavetas e armários:
  • Não arrumar a roupa quente (logo após passar a ferro)
  • Não arrumar roupa muito apertada
  • Não arrumar roupa suja (da sujidade pode proliferar fungos)
  • 2 a 3 vezes por ano tirar tudo e fazer uma limpeza profunda
  • Evitar secar roupa dentro de casa
  • Cozinhar com o exaustor ligado e o máximo tempo possível com tampa
  • Colocar, nos locais de mais humidade, sacos com giz, bicarbonato de sódio, café ou arroz (ajudam a absorver a humidade). Trocar todos os meses.