Blog

Ecoponto amarelo: dúvidas e dicas

Ecoponto amarelo: dúvidas e dicas

Muitos lares portugueses já adotaram a rotina da reciclagem. Noutros, esse hábito ainda não foi implementado. De alguma maneira, existem obstáculos entre a casa e o ecoponto mais perto. Seja a falta de contentores em casa, ou as dúvidas que assolam na hora de fazer a separação. 
 
A realidade é que anualmente são colocadas mais embalagens recicláveis no lixo indiferenciado do que nos ecopontos. Isso significa que existe muita margem para progresso, ainda temos um longo caminho a percorrer. Toneladas de embalagens poderiam – e deveriam- ganhar uma nova vida, evitando a necessidade de utilizar matérias-primas virgens para produzir novos produtos. É absolutamente crítico olhar para o lixo e saber separá-lo, porque quanto mais pura for a carga de um ecoponto, mais eficaz será a sua reciclagem. 


Quais são os dois passos essenciais na reciclagem? 


1. Não é necessário lavar as embalagens de plástico. As embalagens podem ser depositadas no ecoponto mesmo estando sujas. Basta escorrer para eliminar o máximo de resíduos. 


2. Espalme as embalagens, de forma a optimizar o espaço tanto no ecoponto como no contentor de casa. 

 

O que pode ser depositado no Ecoponto Amarelo 

Será que tudo o que é de plástico deve ir para o ecoponto amarelo? 
Será que se pode colocar garrafas de azeite e de óleo? E as embalagens de alumínio, de comida de take-away ou as latas de conserva? 
 
Verifique a nossa lista abaixo para saber o que pode ou não ser depositado no Ecoponto amarelo:

Garrafas e garrafões de água, de óleo alimentar, de sumos e refrigerantes 
Embalagens de iogurtes 
Latas de bebidas 
Pacotes de manteiga e margarina 
Pacotes de arroz, massa e similares 
Embalagens de produtos de higiene e beleza 
Sacos, caixas e invólucros de plástico 
Esferovite 
Latas de spray de desodorizante e de lacas vazias 
Latas de conservas vazias 
Folhas de alumínio 
Tampas de metal e caricas 
Pacotes de leite, sumo, vinho, natas, molho de tomate, bechamel 
Embalagens de plástico e metal, por exemplo, batons, bisnagas de base ou champôs 
Sacos da carne e peixe, desde que estejam vazios 

O que não pode depositar: 

Copos, loiças partidas 
Canetas 
Guarda-chuvas 
Alguidares 
Eletrodomésticos 
Tachos e panelas 
Pilhas e baterias 
Ferramentas 
Talheres de metal e de plástico 
DVD e CD 
Pro tip - para ser um expert da separação no ecoponto amarelo ficam ainda estas dicas úteis:

Tampas – deixar colocadas nas embalagens 
Rótulos – não é necessário retirar 
Embalagens sujas ou com gordura – podem ir para o ecoponto (latas de atum, garrafas de óleo alimentar, etc) – e não é necessário lavar. Basta escorrer e espalmar. 

Como fazer o seu contentor amarelo em casa: 
 
Uma maneira de não gastar muito dinheiro, espaço e tempo é utilizar sacos reutilizáveis que tenha a mais em casa. São uma maneira simples de fazer a sua reciclagem.  


 
Se quiser optar por investir para ter algo mais estético, temos também, como sugestão, estes sacos do IKEA para a separação do lixo. 


 
Poderá encontrar no nosso Instagram como limpar este tipo de “ecopontos” em:  

https://www.instagram.com/p/CY65z9HlSaB/


Caixas de madeira empilháveis – Ótimos para decorar e também são ótimos para organização. Estes ecopontos DIY são feitos de caixas de madeira baratas. Podem encontrar este tipo de caixas em mercearias, ou até mesmo criar as caixinhas. Elas empilham-se facilmente, o que ajuda a poupar espaço. 


 
Ecopontos para fazer com os mais pequeninos - Que melhor maneira de ensinar os nossos filhos sobre a importância de preservar o nosso planeta, do que com um DIY que torna a reciclagem divertida? Os pequenos vão adorar reciclar por usarem a sua própria invenção - feita por eles e para eles! Com apenas alguns itens que provavelmente já tem em casa, consegue fazer este DIY com a ajuda dos seus filhos.  


MATERIAIS:  
- Caixa de papelão 
- Fita adesiva colorida  
- Fita adesiva estampada (opcional)  
- Tesoura  
- Marcadores (opcional)  
- Adesivos (opcional) 
1º passo: Usar a fita adesiva colorida (pode ser da cor que quiser) e cubra a parte externa de sua caixa. Além de deixar a caixa bonita, também ajuda a reforçá-la. Pode fazer este passo mais uma vez para reforço, se precisar. 
2º passo: Agora é hora de decorar a caixa! Dê total liberdade aos seus pequeninos e deixe-os usar a imaginação para enfeitar a caixa como quiserem. Forneça fita adesiva, marcadores, o que tiver em sua casa, e deixe a imaginação deles voar.  
Quando as decorações terminarem, é hora de começar a reunir todo o plástico.

Para quem já tem ecopontos em casa mas gostaria de ter uma decoração para os mesmos, disponibilizamos um template com os 3 símbolos do ecoponto para fazer download e imprimir em casa.  

https://drive.google.com/file/d/1XRnP33iy_R8A5cuT_2Z7aA7ig0YIYEum/view?usp=sharing


 
 
Até 2025, as metas passam por reciclar 70% das embalagens e pela incorporação de 30% de plástico reutilizado na produção de novos produtos. Vamos ajudar a atingir esta meta?