Blog

Economizar água é urgente: 10 dicas para reduzir o uso de água na limpeza e na sua vida

Economizar água é urgente: 10 dicas para reduzir o uso de água na limpeza e na sua vida

Desde 2005 que Portugal não experienciava tantas regiões em seca severa e extrema em pleno inverno. Os dados mais recentes do IPMA confirmaram que o problema piorou consideravelmente desde o final de dezembro, deixando todo o Continente em situação de seca.  
 
2021 terminou com 27% do país em seca moderada, número esse que duplicou para 54% em menos de um mês. Em termos de seca severa, o aumento foi ainda maior, passou de 9% para 34%.  Mas as más notícias não ficam por aqui, os dados do IMPA revelam também que surgiu uma nova seca, a seca extrema, que não existia a 31 de Dezembro de 2021 e que atinge agora 11% do território português.  
 
Segundo os especialistas, para combater este cenário de urgência é necessário refletir sobre os comportamentos e não agir de forma “reativa”. Entendendo a necessidade de proteger ao máximo este recurso essencial no nosso país, é importante questionar de que forma podemos, no nosso dia-a-dia, reduzir o nosso consumo de água diário. 
 
Em Lisboa cada pessoa consome, em média, 147 litros de água por dia. Este valor é superior ao valor (+ 37 litros/pessoa) que as Nações Unidas calculam ser a quantidade de água que um ser humano precisa para satisfazer as suas necessidades básicas diárias (110 litros). 
 
Partilhamos aqui dicas de como pode fazer a sua parte para ajudar a conservar este recurso e, ao mesmo tempo, poupar na conta de água e de energia, assim como baixar a sua pegada ecológica.  
 

 

 
Poupe água na cozinha

  • Encha a chaleira somente com a água que necessita
  •  Esperar que a água da torneira fique fria pode significar o desperdício de 10 litros de água por dia. Tenha uma garrafa no frigorífico para reservar essa água e reaproveitá-la.  
  • Utilize a máquina de lavar loiça somente quando está cheia e escolha um programa de lavagem eco. 
     
     

    Poupe água na casa-de-banho

 

  • Desligue a torneira enquanto lava os dentes, assim poderá poupar mais de 6 litros de água por minuto.  
  • Opte por tomar duche em vez de banho de imersão. Um duche gasta em média entre 6 e 45 litros de água, ao passo que um banho de banheira gasta, em média, 80 litros.  
     
     

    Poupe água no jardim

 

  • Modere a rega do jardim, os regadores automáticos podem utilizar 1000 litros de água por hora. 
  •  Equacione a possibilidade de colocar uns baldes para colher a água da chuva e utilize essa água para regar as plantas. 
     
     

    Poupe água nas limpezas 

 

  • Para a limpeza de chão, considere utilizar o Bioclean com uma mopa ou com um aparelho como o Cobolt que tem um depósito de água, pelo que a gestão da utilização da quantidade necessária de água é muito eficaz  
  • Para lavar a loiça manualmente, utilize o super detergente Eco Wash Super numa cuba, reaproveitando a água para fazer a lavagem de todos os itens que necessita. 
  • Para a lavagem do carro, considere fazer lavagens menos frequentes e utilize a opção de lavar a seco com o pulverizador Foam e o produto Car Wash Super, espalhe o detergente com o pulverizador em espuma e passe com água para retirar o produto apenas no fim.