Blog

Como tirar manchas de calcário da sanita e WC?

Como tirar manchas de calcário da sanita e WC?

 


Já sabemos que o calcário é um mal comum nos lares portugueses e depende das águas é mais intenso numas zonas que em outras. Por isso, hoje vamos ajudar a resolver o problema do calcário em nossas casas. 

Segue as nossas dicas e ajudará nesse teu problema de manchas calcárias principalmente acumuladas no Wc, na sanita, banheira, chuveiro e torneiras.

O que é o calcário ? 

  • O calcário é uma rocha sedimentar composta por carbonato de cálcio, mas também contém pequenas quantidades de argila, silicatos e minerais de origem orgânica . 
  • O calcário encontra-se essencialmente em superfícies e utensílios que estão em contacto frequente com água. A maior parte das vezes encontram-se nas loiças da casa de banho, tais como torneiras, sanitas, lavatórios e bidés.

Como se forma o calcário?

  • Como as loiças e cromados estão em contacto permanente com a água, vão acabar por se acumular sedimentos . O calcário é formato através do processo de evaporação da água, que contém altas concentrações de minerais, muito especialmente de cálcio e magnésio. A água que sai da torneira contém vários minerais tais como o ferro e magnésio além do cálcio.
  • Quando a água se evapora, os minerais cristalizam e formam depósitos sólidos que aderem à superfície do WC e da sanita, estes depósitos são mais comuns em áreas onde a água se acumula com facilidade, especialmente as superfícies em porcelana que são mais propensas a ganhar manchas. 


Apesar de ser um problema comum em praticamente todas as casas, nem sempre sabemos com o eliminar.  Por diversas vezes chegamos à conclusão que não tem solução. Mas tem, e até mesmo as manchas mais persistentes conseguem ser eliminadas com as dicas que te vamos dar e com os nossos produtos de limpeza


Dica para evitar o cálcario


O cálcario deve ser limpo regularmente. E se o fizeres regularmente de futuro não terás mais preocupações:

  • Deves sempre remover a água depois da utilização da banheira, chuveiro com um rodo ou pano seco. Evita que se forme o calcário nos vidros e na base da banheira ou chuveiro
  • Deves limpar regularmente, recomendamos o Eco glass, que não permite a acumuação de calcário
  • Deves limpar as torneiras ou passar eco glass todas as semanas para manter o brilho e evitar o calcário.
  • Ao ter estes cuidados vai proteger os materiais da sua casa do calcário e mantê-los sempre bem cuidados.


6 Passos para remover as manchas de calcário da sanita e Banheira

  1. Coloca luvas para proteger as mãos, pois será um limpeza ativa e terá de ter ação durante alguns minutos (Eco glass e Bluebac são produtos seguros para usar sem luvas mas esta remoção deixa as mãos secas, assim pode evitar essa situação)
  2. Faz a mistura do seu eco glass em água. Com a ajuda do Foam (pulverizador de espuma) use o nosso Ecoglass cubra toda a zona afetada pelo calcário, deixe atiar alguns minutos.
  3. Depois de 15 minutos podes usar uma escova de cerdas para esfregar as manchas de calcário, em movimentos circulares ;
  4. Enxagua a sanita, banheira ou chuveiro com água limpa e repete o processo caso seja necessário;
  5. Se as manchas persistirem, usa o nosso Bluebac este produto é o mais indicado para incrustações mais difíceis. No limite e para calcários de muitos anos, extremamente incrustados deve usar o Alum.
  6. Enxagua bem com água limpa e seca com um pano ou passa o rodo.

remover manchas de calcário em chuveiro


Dicas do dia: 

  • No calcário na sanita, podes também tentar aplicar vinagre de limpeza antes de ires dormir e no dia seguinte as manchas terão reduzido bastante.
  • A outra dica é, para manchas no fundo da sanita e nas paredes colocar pastilha de Acticlor no fundo e outra no autoclismo, vai ficar branquinho muito rápido. Repete o processo de semana a semana ou de duas em duas semanas.

remover manchas da sanita

Nota importante:  Deves secar várias as partes do quarto de banho que estás a limpar e que entram em contacto com a água. Para isso deves ter sempre por perto um dos nossos panos de microfibra seco e limpo.