Blog

 7 Dicas Infalíveis de Como Manter a Casa Limpa e Organizada

 7 Dicas Infalíveis de Como Manter a Casa Limpa e Organizada

 

A organização da casa é fundamental para garantir a funcionalidade e o conforto do ambiente doméstico. Uma casa organizada é mais fácil de limpar e manter,  o que vai ajudar a economizar o tempo e reduzir o stress e ansiedade provocados pela desordem. Além disso, quando os utensílios estão bem organizados, torna-se muito mais fácil encontrá-los, o que evita a perda de tempo à procura de algo.


Uma casa desorganizada pode tornar-se um lugar perigoso, com objetos espalhados pelo chão, fios elétricos expostos e superfícies escorregadias. Ao organizares a casa vai ser possível eliminar esses riscos e tornar também o ambiente mais seguro para todos.


De seguida iremos dar várias dicas para manter a casa organizada:

 

1- Separa os objetos


Seleciona o que já não usas e o que não faz falta, poderás vender ou doar! Por vezes vivemos rodeados de coisas que já não usamos ou que não gostamos, e o primeiro passo é o desapego e ter consciência que só estamos a acumular coisas que nos dificultam depois no dia a dia de limpeza, por exemplo. Fica apenas com aquilo que realmente te faz falta e vais ver que é uma excelente estratégia para conseguires organizar a tua casa. Podes até vender roupas e objetos em segunda mão, por exemplo na aplicação VINTED ou no marketplace do Facebook, entre muitas outras opções. 

 

2- Utiliza caixas organizadoras


Quando estiveres a organizar todos os itens nos armários, as caixas organizadoras vão ser o teu maior aliado, sejam em papel, plástico ou até mesmo de vime, todas podem ser ótimas para guardar materiais de limpeza, cabos, remédios, alimentos ou até mesmo itens mais pequenos que às vezes ficam perdidos pela casa. Ao usarmos estas caixas rotula com o conteúdo porque isso vai-te ajudar a encontrar tudo rapidamente.

 

3- Envolve toda a família


A organização da casa não deve ser uma tarefa realizada por uma só pessoa, todos os habitantes devem ter ocupações e tarefas para ajudar na organização do lar.


Para isso tens que definir espaços de responsabilidade para cada pessoa e criar uma logística para que todos colaborem, isso também vai ajudar as crianças porque assim ganham um sentido maior de responsabilidade e cooperação. Podes inclusivamente criar um sistema de tarefas para crianças, com recolher brinquedos, fazer camas e ajudar na cozinha.

  


4- Faz uma limpeza regular


Para manter a casa organizada é importante fazer uma limpeza com alguma regularidade. Dedica algum tempo à tua casa para a limpar com frequência e manter as coisas organizadas. Usa menos produtos, optando por multiusos e ultra concentrados, assim vais conseguir substituir 10 produtos por apenas 1, como é exemplo do nosso detergente multiusos BIOCLEAN que limpa todo o tipo de superfícies (mesmo as mais sensíveis) enquanto desinfeta e desodoriza em simultâneo. Assim, mesmo na parte de arrumação e organização dos produtos de limpeza será mais fácil, menos produtos e todos organizados num pequeno espaço. 

 

 

5- Uma decoração prática


Uma decoração prática é uma excelente forma de organizar melhor a tua casa. Quando escolhemos móveis funcionais podemos maximizar o espaço e melhorar a funcionalidade da casa. Uma decoração prática ajuda a reduzir a desordem, por exemplo, escolher uma estante com prateleiras para livros e objetos decorativos pode manter o espaço organizado. As cores claras e neutras ajudam a criar uma sensação de espaço e harmonia na casa. 


6 - Dobra as tuas roupas


Pode parecer meticuloso dobrar as roupas de forma organizada, no entanto, isto vai-te facilitar a manter a organização. Não tenhas preguiça, pois esta tarefa é feita em dois minutos,  não deixes as tuas roupas acumularem em cima da cadeira ou sofá do quarto e se dobrares sempre todas as roupas terás mais espaço no teu armário.


7- Não deixes para amanhã o que podes fazer agora


Se tiraste do lugar, volta a colocar no sítio de imediato. Não adies a limpeza ou a organização. É importante agir rapidamente para evitar que a casa fique desarrumada. Se arrumares logo tudo no sítio, organizares a roupa e não deixares acumular loiça no lava loiças terás sempre a tua casa mais organizada e também te vais sentir melhor do que se deixares todas as tarefas para o fim de semana.