Blog

5 produtos de limpeza que provocam alergias e as alternativas!

5 produtos de limpeza que provocam alergias e as alternativas!

Sofre de comichões, irritações na pele ou até mesmo dificuldade para respirar após a limpeza de casa? Saiba que isso pode um sinal de alergia a produtos de limpeza!

 

As alergias dermatológicas são reações do nosso organismo provocadas pela hipersensibilidade do sistema imunitário a determinada substância. Ou seja, ao entrar em contato com substâncias que nosso sistema imunológico considera ameaça, ele vai provocar uma reação alérgica. Os sintomas mais comuns são: pele e olhos vermelhos, manchas que provocam comichões e descamações, secreção nasal, falta de ar, inchaço, tosse, espirros, entre outros.  

 

Geralmente, lixívia, cloro, detergente em pó, amaciadores são alguns produtos químicos que mais causam alergias nas lidas domésticas. O contato com a pele ou a inalação dos gases destas substâncias é que vão desencadear as reações alérgicas.

Neste blog, apresentamos 5 deles para que os evite nas suas limpezas, deixe a sua casa limpa, mas sem o risco de crises alérgicas.

 

Quais produtos de limpeza que provocam alergias?


Quem tem reações alérgicas devia saber que não pode usar qualquer produto para limpar a casa. Os que possuem cheiro forte e que deixam a pele seca são os mais nocivos à saúde.

Consideramos, igualmente, perigosos os que matam fungos e bactérias, pois têm substâncias químicas fortes e, não sendo manipulados corretamente, podem causar problemas saúde.

 

alergia nas limpezas de casa

 

Entretanto, os principais ‘’vilões’’ na limpeza, causadores de alergias são:

1.           Detergente da loiça

Este é um produto que pode ser prejudicial para quem sofre com as reações alérgicas. O detergente da loiça contém substância, como o dicromato de potássio, que podem causar dermatite (inflamação na pele).

Por isso, esse tipo de detergente deve ser evitado pois pode causar irritações na pele, nos olhos e até alergias respiratórias.

Procure sempre os produtos neutros, sem cheiro e hipoalergénicos. Se você tem dermatite, veja com seu médico o uso de luvas adequadas de proteção na hora de manipular esses produtos.

 

Alternativa segura para a lavagem de loiça, Eco-wash, detergente hipoalergénico para lavagem de loiça, não tem cheiro e está de acordo com as normas do HACCP.

2.        Amaciadores de roupa

Tal como os detergentes de loiça que podem causar alergias, os amaciadores de roupa também são prejudiciais. Como a roupa tem contato direto com o corpo, pode provocar reações alérgicas desagradáveis na pele ou respiratórias, quando inalados por pacientes sensíveis a esses produtos e que tenham asma e/ou rinite.

Também é importante evitar o amaciador para lavar a roupa de bebé, pois os mais pequenos não têm o sistema imunológico completamente formado. Mas o que usar no lugar do amaciador?

Optar por produtos hipoalergénicos, como o caso do nosso suavizante Biosoft, na sua diluição é completamente seguro e indicado para pessoas alérgicas, com peles sensíveis e bebés.

3.        Lixívia

A lixívia como é extremamente nociva naturalmente provoca reações alérgicas. Isso porque o hipoclorito de sódio presente na sua composição é um grande perigo. Mesmo que seja utilizado em baixa concentração, ele liberta gás cloro, que pode provocar dores de cabeça e irritação das vias respiratórias.

Os asmáticos em contato com a lixívia podem ter crises mais graves.

 

Apresentamos, o eco-glass, como alternativa segura à lixívia, para alérgicos e pacientes sensíveis. Eco-glass é o nosso detergente de ph neutro, super versátil e sem cheiro.

 

4.       Desentupidores

Altamente perigosos para a saúde porque contêm soda cáustica e nitrato de potássio, uma mistura muito corrosiva. Além disso, os desentupidores são altamente inflamáveis e podem causar irritações nos olhos e alergia na pele. 

E como substituir o produto?

Se for o ralo da casa de banho, abra a tampa e verifique se há cabelos. Remova-os. No caso da cozinha, pode ferver uma água e colocar diretamente no cano para desentupir.

Caso a água não funcione, pode usar um desentupidor de borracha.

 

A melhor opção será prevenir o entupimento! Assim sendo, recomendamos que faça prevenção de entupimento com o nosso produto Biológico anti entupimento de esgotos, Kemzime.
 

4.       Detergentes em pó 


O detergente em pó, seja ele de qual for, é causador de alergia, principalmente se tiver uma pele muito sensível, seca ou híper-reativa.

Deve evitar os detergentes em pó pois estes ficam entranhados nos tecidos e fibras dando origem a reações alérgicas, pela sua composição repleta de resíduos químicos.

 

No lugar dos detergentes em pó, pode usar o Biomach Super, detergente bio enzimático que temos disponível aqui na loja. As suas roupas ficarão lavadas e cheirosas, e sua pele e da sua família ficará livre de alergias.

produtos de limpeza que provocam alergias

 


×