Blog

3 dicas para manter e limpar o inox

3 dicas para manter e limpar o inox

Deixe tudo brilhante, hidratado e sem oleosidade.

 

Gostava de ter os seus eletrodomésticos e utensílios a brilhar mas tem dúvidas sobre como limpar e cuidar do inox? Apresentamos algumas soluções.

Hoje em dia, na sua casa, o Inox está muito presente, seja no fogão, no frigorífico, no exaustor, no forno, ou em bancadas.

Inox tem um revestimento cromado que confere sofisticação e modernidade aos ambientes. O elemento de liga crómio é o responsável pela resistência do Inox à oxidação e à ferrugem, por isso, esse tipo de material exige cuidados especiais na hora da limpeza e da sua manutenção. Caso contrário, o inox que tanto dinheiro lhe custou, ficará suscetível a riscos, manchas e degradação.

   

1. O que usar e não usar no inox 

 

No momento de limpar o aço inox, é muito importante que evite palhas de aço ou qualquer outra textura áspera na hora de escolher o tipo de esponja a utilizar, por mais sujo e manchado que esteja. Uma má escolha, vai fazer com que o inox perca totalmente o brilho e que fique danificado permanentemente. 

Evite usar produtos abrasivos na hora de aplicar um produto, como álcool, solventes ou amoníacos. Todos eles danificam o aço inox, por isso use uma solução específica e desenvolvida para esse fim. 

Proteja com frequência o seu inox para que a sujidade e a gordura sejam retiradas com maior facilidade, do seu exaustor, forno, fogão e frigorifico.

O processo é fácil:

  • Limpe e retire as gorduras do seu inox com um desengordurante não abrasivo, seguro e de grau alimentar com as características do Power,
  • Depois de enxaguar e secar, aplique um produto de proteção e hidratação do aço inox tipo Inoflash.

Uma dica muito útil é, na aplicação do produto para o inox, aplicar com um pano microfibras e utilizar um dos lados para aplicar o produto e o outro lado para retirar o excesso.

Não opte por produtos para proteção do inox demasiado gordurosos ou que deixem gordura depois de aplicados. Este tipo de produtos acabam por fixar o pó e tornam o inox uma fonte de sujidade.

 

Tenha sempre atenção, ainda, nestas situações:

Passe sempre um pano seco depois de limpar o inox, isso também é extremamente importante para homogenizar a proteção.
Guarde os utensílios e/ou objetos de inox em local fechado e longe do pó.
>  Na hora de guardar, não empilhe as panelas de inox, pois poderá riscá-las.
>  Evite deixar alimentos muito salgados sobre superfícies de inox, o sal é uma substância que pode corroer inox.

 

2. Como remover incrustações difíceis do inox 

 

Quem nunca queimou uma panela? Ou, às vezes, com o desgaste, a panela acaba por ficar manchada.

Seja qual for o motivo, é necessário conhecer as técnicas de como limpar panela de inox queimada.

 

Para começar a limpar panela de inox queimada, caso a panela tenha alimentos agarrados, deve seguir os passos para reverter este problema:

1.  Coloque água morna na panela a cobrir o fundo;
2.  Adicione na água uma pastilha de diclorocianurato de sodio tipo acticlor;
3.  Aguarde um mínimo de 6h para que a pastilha se dissolva e produza o efeito;
4.  Tire a mistura e lave a panela normalmente com esponja macia e um detergente neutro tipo Eco Glass;

Pronto, agora já sabe como limpar queimados de panelas de inox. 

3. Como hidratar o Inox 

 

Para quem já tem o inox gasto e com pouco brilho, aconselhamos a hidratar o inox pelo menos 1 vez por semana, com recurso a um produto que também faça esse restauro.

Há produtos que apenas protegem, outros que apenas dão brilho, mas pesquise e opte por um produto que proteja, dê brilho e restaure o seu inox caso seja necessário. 

O investimento no produto certo, permitirá poupanças muito significativas no futuro. 

Recomendamos o nosso produto Inoflash, como solução completa para hidratar e proteger o seu Inox, permitindo a longevidade do material. 

 

Seguindo estes cuidados básicos e truques na hora da limpeza, o Inox em sua casa vai durar muito mais tempo, opte sempre por alternativas sustentáveis, além dos benefícios para o ambiente e saúde ainda ajudam a manter e proteger os materiais!

 

 

 


×