Blog

ODS: Já ouviu falar em objetivos de desenvolvimento sustentável?

ODS: Já ouviu falar em objetivos de desenvolvimento sustentável?

Os ODS (objetivos de desenvolvimento Sustentável) é uma agenda mundial criada pela Organização das Nações Unidas em 2015, com 17 objetivos e 169 metas a serem concretizadas até 2030.


Nesta agenda estão contempladas diversas ações mundiais em áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de género, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e consumo, cidades sustentáveis entre outros que em breve iremos enumerar.

 

ODS

Portugal optou por dar prioridade a 5 destes objetivos: Oferecer uma educação de qualidade, alcançar a igualdade de género, investir na indústria e na inovação e infraestruturas do país, combater as alterações climáticas e proteger a nossa vida marinha. E este é o grande desafio do séc XXI, as pequenas ações têm um impacto gigantesco.

 

 


Conheça os 17 Objetivos do desenvolvimento sustentável

 

1- Erradicar a pobreza extrema e fome


A pobreza extrema é um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta, e apesar deste  número ter diminuido para mais de metade entre 1990 a 2015, muitas pessoas continuam a lutar pelas necessidades básicas. Em 2015, cerca de 736 milhões de pessoas ainda viviam com menos de 1,90 dólares por dia; muitas não tinham comida, água potável e saneamento.

 

2- Fome Zero e Agricultura sustentável

 

Infelizmente, a fome extrema e a subnutrição têm sido a causa de muitos países em desenvolvimento que anteriormente sofriam de fome e fome, podendo agora satisfazer as suas necessidades nutricionais. A fome extrema e a subnutrição continuam a ser uma enorme barreira ao desenvolvimento em muitos países. Estima-se que existam 821 milhões de pessoas cronicamente subnutridas.

 

3- Saúde e bem-estar


A saúde o bem estar são essencial para o desenvolvimento sustentável e a Agenda 2030 reflecte a complexidade e interconectividade das duas.E embora alguns países tenham melhorado os seus indicadores, as médias nacionais escondem que muitos estão a ser deixados para trás.A cada 2 segundos alguém com 30 a 70 anos morre prematuramente de doenças não transmissíveis tais como: - doença cardiovascular, respiratória, crónica, diabetes ou cancro.


4- Educação de Qualidade


Alcançar uma educação inclusiva e de qualidade para todos reafirma a crença de que a educação é um dos veículos mais poderosos e comprovados para o desenvolvimento sustentável. Este objectivo assegura que todas as raparigas e rapazes completem gratuitamente o ensino primário e secundário até 2030. Nos países em desenvolvimento 1 em cada 4 raparigas não frequenta a escola.


5-  Igualdade de Género


Mas embora haja mais mulheres do que nunca no mercado de trabalho, ainda existem grandes desigualdades em algumas regiões, sendo frequentemente negados às mulheres os mesmos direitos laborais que aos homens.  As mulheres ganham apenas 77 cêntimos por cada dólar que os homens recebem pelo mesmo trabalho.


6- Água Potável e Saneamento

 


Água potável segura e acessível para todos até 2030 exige que se invista em infra-estruturas adequadas, e existam instalações sanitárias, e encorajemos a higiene. A protecção e restauração dos ecossistemas relacionados com a água é essencial.  80% das águas residuais vão para cursos de água sem tratamento adequado.

 

7- Energia Limpa e Acessível

Expandir as infra-estruturas e actualizar a tecnologia para fornecer energia limpa e mais eficiente em todos os países irá estimular o crescimento e ajudar o ambiente.  Uma em cada 10 pessoas não tem electricidade, e a maioria vive em zonas rurais dos países em desenvolvimento.

 


8- Trabalho decente e crescimento económico

Os ODS promovem o crescimento económico sustentado, níveis mais elevados de produtividade e inovação tecnológica. Incentivar o empreendedorismo e a criação de emprego são fundamentais para tal, bem como medidas eficazes para erradicar o trabalho forçado, a escravatura e o tráfico de seres humanos. Estima-se que, em 2018, 172 milhões de pessoas estavam sem trabalho - uma taxa de desemprego de 5%.

 


9- Industria Inovação e Infraestrutura

O progresso tecnológico é também fundamental para encontrar soluções duradouras tanto para os desafios económicos como ambientais, tais como a criação de novos empregos e a promoção da eficiência energética. Promover indústrias sustentáveis, e investir na investigação científica e na inovação, são todas formas importantes de facilitar o desenvolvimento sustentável. Cerca 2,6 mil milhões de pessoas nos países em desenvolvimento não têm acesso a electricidade.

 


10- Redução de Desigualdades

A desigualdade de rendimentos requer soluções globais. Isto implica melhorar a regulamentação e o controlo dos mercados e instituições financeiras, promovendo a assistência ao desenvolvimento e o investimento directo estrangeiro em regiões onde a necessidade é maior. Facilitar a migração segura e a mobilidade das pessoas. Em 1980, os primeiros 1% tinham 16% do rendimento global. Os 50% de baixo tinham 8% do rendimento.

 

 

11- Cidades e Comunidades Sustentáveis


O rápido crescimento das cidades - resultado do aumento das populações e da crescente migração - levou a um boom nas megacidades, especialmente nos países em desenvolvimento, as favelas estão a tornar-se uma característica presente na vida urbana. Estima-se que cerca de 828 milhões de pessoas residem em bairros de lata, e o número está a crescer.


12- Consumo e Produção Responsáveis


A gestão eficiente dos nossos recursos naturais partilhados, e a forma como eliminamos os resíduos tóxicos e poluentes, são metas importantes para atingir este objectivo. Incentivar as indústrias, empresas e consumidores a reciclar e reduzir os resíduos é igualmente importante, tal como apoiar os países em desenvolvimento a avançarem para padrões de consumo mais sustentáveis até 2030. Um quinto do consumo de energia mundial em 2013 era proveniente de fontes renováveis.


13- Ação contra a mudança global de Clima


O aquecimento global está a causar alterações duradouras no nosso sistema climático, o que ameaça consequências irreversíveis se não agirmos. Estas acções devem também ser acompanhadas de esforços para integrar medidas de risco de catástrofe, gestão sustentável dos recursos naturais, e segurança humana nas estratégias nacionais de desenvolvimento. O nível do mar subiu cerca de 20m desde 1880 e prevê-se que suba mais 30-122 até 2100.


14- Vida na Água 


A poluição marinha, cuja esmagadora maioria provém de fontes terrestres, está a atingir níveis alarmantes, com uma média de 13.000 pedaços de lixo plástico são encontrados em cada quilómetro quadrado de oceano. Cerca de 40 por cento do oceano é gravemente afectado pela poluição.


15- Vida Terrestre


Embora 15% da terra esteja protegida, a biodiversidade ainda está em risco. Cerca de 7.000 espécies de animais e plantas foram ilegalmente comercializadas. O tráfico de animais selvagens não só corrói a biodiversidade, como cria insegurança, alimenta conflitos e alimenta a corrupção. Cerca de 1,6 mil milhões de pessoas dependem da floresta para o seu sustento.


16- Paz, Justiça e Instituições Eficazes


A violência armada e a insegurança têm um impacto destrutivo no desenvolvimento de um país, que afecta o crescimento económico, e muitas vezes resulta em queixas que duram gerações. A violência sexual, o crime, a exploração e a tortura também prevalecem onde há conflito, ou não há Estado de direito, e os países devem tomar medidas para proteger aqueles que estão em maior risco. Corrupção, suborno, roubo e evasão fiscal custam aos países em desenvolvimento 1,26 triliões de dólares americanos por ano.


17- Parcerias e Meios de Implementação


A melhoria do acesso à tecnologia e ao conhecimento é uma forma importante de partilhar ideias e fomentar a inovação. Coordenar políticas para ajudar os países em desenvolvimento a gerir a sua dívida, bem como promover o investimento para os menos desenvolvidos, é vital para o crescimento e desenvolvimento sustentáveis. Em 2016, 6 países cumpriram o objectivo internacional de manter a ajuda pública ao desenvolvimento a um nível igual ou superior a 0,7 por cento do rendimento nacional bruto.

 


Os detergentes sustentáveis da Inokem podem ajudar a cumprir os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) de várias maneiras. 

  • Em primeiro lugar, esses produtos contribuem para a redução da poluição da água e do solo, uma vez que são formulados com ingredientes naturais e biodegradáveis.
  • Além disso, as embalagens recicladas ou renováveis utilizadas pelos detergentes sustentáveis reduzem o desperdício de materiais e promovem a economia circular.
  • Por fim, o uso de detergentes sustentáveis pode incentivar as empresas a adotarem práticas mais sustentáveis em toda a cadeia produtiva, desde a seleção de matérias-primas até a produção e distribuição dos produtos.