Blog

Guia eco-friendly para lavagem de roupa

Guia eco-friendly para lavagem de roupa

Cuidar das roupas traz consigo um peso ambiental muito pesado: as máquinas de lavar e secar consomem muita água e energia, enquanto que os detergentes tóxicos são uma ameaça para a saúde e para o ambiente.  De acordo com a Fashion Revolution, a lavagem de roupas, juntamente com secar e passar a ferro, produz cerca de ¼ da pegada ambiental do ciclo de vida das roupas.

 

A solução mais “verde” será sempre evitar fazer tantas máquinas, usando a roupa durante mais tempo. Porém, quando se tiver de fazer máquinas de roupa, existem alguns passos que se podem dar para diminuir o impacto ambiental:

  • Usar temperaturas mais baixas, ciclos mais curtos, e máquinas cheias. 
  • Selecionar detergentes amigos do ambiente, naturais e sem ingredientes tóxicos. 
  • Reduzir o impacto dos microplásticos ( pequenas partículas de plástico que saem das roupas quando estão a ser lavadas). Os microplásticos não são capturados pelas máquinas, porém existem filtros especiais que garantem essa captura.

De acordo com o relatório “Fashion on Climate” da consultora McKinsey, optar por métodos de lavagem de roupa mais eficiente contribui efetivamente para a redução das emissões de carbono. Para poder optar por uma rotina de lavagem sustentável, criámos 5 dicas a ter em conta:


Lave roupa com menor regularidade

E porquê? Para além do evidente gasto energético e consumo de água sempre que se faz uma máquina de roupa, o desgaste oriundo de lavagens muito frequentes provocam aos próprios ítens desgaste de cor, peças que perdem o formato ou encolhem e tudo isso contribui para que 9 em cada 10 peças acabe no lixo antes do que seria expectável. Encurtar o ciclo de vida das peças reflete diretamente no ambiente. Implica a compra antecipada de mais peças de roupa, um consumo excessivo de água e energia e a poluição dos solos e água com substâncias tóxicas. O suavizante e protetor de roupa Biosoft é uma solução adequada porque age precisamente como protetor dos tecidos, evitando o desgaste acentuado, garantindo uma maior durabilidade das peças. Pode ser usado em todo o tipo de roupa e é adequado tanto para lavagem à mão como à máquina.


Use detergentes eco-friendly

A grande diferença entre um detergente biológico e um convencional é a presença ou ausência de enzimas. No caso dos detergentes biológicos, as enzimas estão presentes para ajudar a remover as mais variadas nódoas - de comida, transpiração, gordura - cuja ação é muito eficaz na remoção das mesmas. O Biomach Super é uma excelente opção para limpeza em profundidade; é um detergente biológico com amaciador incorporado, combinado com matérias-primas biodegradáveis e óleos essenciais. A fórmula dá para todos os tipos de roupa, garantindo resultados excelentes, não danifica os tecidos e ajuda a preservar a roupa. Poderá usar tanto em lavagens manuais, como de máquina.


Lave com água fria

A ciência confirma: lavar roupas em água fria é tão eficiente como lavá-las em água quente para as roupas do dia-a-dia, de acordo com a Universidade de Harvard.

Ao escolher um programa de água fria, estará a fazer uma boa escolha para o planeta - 90% da energia utilizada por uma máquina de lavar é, precisamente, para aquecer a água. Como benesse adicional, a água fria não causa o encolhimento das roupas, previne o tingimento e ajuda a prolongar o ciclo de vida das peças. É, por isso, um passo fundamental numa rotina de lavagem de roupa mais amiga do ambiente.


Considere adquirir um filtro de microplástico

O que são microplásticos? Trata-se de pequenas partículas de plástico presentes em fibras sintéticas ( como o poliéster, náilon, acrílico e elastano) que vão sendo libertadas à medida que os tecidos vão sendo lavados na máquina. O tratamento das águas não captura estas partículas que, acabam por ir parar aos meios aquáticos e aos solos, causando um grande malefício ao ambiente e à saúde. 

A pensar nisso, foram desenvolvidas algumas soluções que conseguem capturar estas partículas na máquina, impedindo-as de se depositarem nas águas e solos. 


Faça ciclos mais curtos, máquinas mais cheias

Otimizar uma rotina de lavagem significa utilizar a máquina de lavar eficientemente - começando por encher o depósito até cerca de ¾. No caso de não ser possível, existe, em muitos casos, a opção de adaptar o ciclo de lavagem à quantidade de roupa que tem na máquina. Fazer máquinas de roupa com ciclos mais curtos é um passo importante no contributo para uma rotina sustentável. Investigadores da Universidade de Leeds descobriram que fazer ciclos de 30 minutos a 20 graus Celsius é significativamente melhor que ciclos de 85 minutos a 40 graus. Estes ciclos mais curtos e mais “frios” também reduzem a produção de microplásticos em cerca de 52%.

Adaptar o nosso estilo de vida de forma a ter práticas mais sustentáveis deve começar em casa. Escolher detergentes amigos do ambiente, eletrodomésticos eficientes e rotinas de lavagem mais verdes, são passos importantes que irão contribuir ativamente para reduzir o consumo de água e energia e ajudar a conservar o nosso planeta.