Blog

Como se proteger contra a Covid-19?

Como se proteger contra a Covid-19?

Protocolo de desinfeção e higienização

Os procedimentos descritos neste plano para a doença por coronavírus (COVID- 19) foram desenvolvidos com base nas orientações da DGS, OMS e do ECDC e na melhor evidência científica disponível até ao momento.


O que é a Covid-19?


COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente. Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço, tosse seca e dificuldade respiratória. Alguns pacientes podem sentir dores musculares, congestão nasal, garganta inflamada ou diarreia. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas mas não apresentam sintomas e não se sentem mal (assintomáticas). A maioria das pessoas (cerca de 80%) recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que desenvolvem COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade respiratória. Há maior probabilidade de desenvolver um quadro de doença agravado se o infectado tiver mais de 65 anos, for portador de condição médica crónica (doença cardíaca, hipertensão arterial, doença pulmonar crónica, doença renal, diabetes, doença autoimune, imunodeprimido etc.).


Como se transmite?


As pessoas são infectadas pelo COVID-19 através do contacto com outras pessoas que têm o vírus. A doença pode disseminar de pessoa para pessoa através de pequenas gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando uma pessoa infectada tosse ou exala. Essas gotículas também pousam em objetos e superfícies ao redor da pessoa.

Outras pessoas são infectadas com COVID-19 tocando nesses objetos ou superfícies e depois tocando nos olhos, nariz ou boca. As pessoas também podem ficar infectadas pelo COVID-19 se respirarem gotículas de uma pessoa com o vírus que tosse ou exala gotículas. É por isso que é importante ficar a mais de 2 metro de uma pessoa doente (2 metros são a distância social sugerida pela DGS e OMS).

Descubra tudo sobre o plano de desinfeção com as soluções INOKEM, temos as soluções perfeitas para a sua proteção!

Plano de desinfeção