Blog

Acaba com os insetos em casa, em 5 dicas!

Acaba com os insetos em casa, em 5 dicas!

Ao longo deste verão podes encontrar alguns insectos mais comuns em portugal entre eles:

Mosquitos São mais frequentes durante os meses mais quentes e húmidos. Podem ser irritantes e causar picadas.
Formigas Estas são encontradas em todo o lado durante o verão e são mais ativas perto dos alimentos e se não forem controladas podem-se tornar uma praga.
Moscas Estão presentes todo o ano mas aumentam no verão. Estão localizadas em redor de áreas com alimentos.
Baratas Estas são uma das pragas mais comuns em Portugal, durante todo o ano. Estão mais associadas a ambientes como cozinha e wc mas também podem ser encontradas em espaços exteriores como jardins e áreas do lixo e multiplicam-se rapidamente no verão devido ao aumento de temperatura.
Pulgas São comuns em animais de estimação tais como cães e gatos e podem tornar-se um pesadelo no verão se existirem áreas com maior concentração de animais. (usar o VIRCOV TEX para eliminar as pulgas de tecidos)
Aranhas Embora as aranhas sejam consideradas úteis por controlarem outras pragas, algumas espécies podem se tornar mais visíveis no verão. Algumas aranhas venenosas também podem ser encontradas em Portugal, como a aranha-lobo.
Traças As traças são pragas que podem atacar roupas, tecidos e alimentos armazenados. No verão, elas podem se proliferar mais rapidamente devido ao aumento da temperatura.

 

Indicamos-te os passos que deves seguir para manteres a tua casa livre de insetos:


Manter a higiene

Mantém a tua casa limpa e livre de restos de comida e migalhas, pois estes atraem os insetos! Evita deixar alimentos expostos colocando tudo sempre dentro de recipientes. Deves limpar regularmente todas as bancadas e lavar a loiça o quanto antes. Leva de imediato os sacos do lixo para o contentor, nesta altura de calor não é recomendável deixares os restos orgânicos acumular.


Podes usar o nosso detergente BIOSET nas tuas limpezas, pois tem um componente natural que afasta os insetos, mas com um aroma doce super agradável, advém de extratos específicos de algumas plantas que têm o efeito de repelência. BIOSET não contém nenhum tipo de inseticida sendo um produto 100% seguro para humanos, animais e ambiente, pois é 100% biodegradável. Funciona como um multiusos e multi-superfícies sem danificar e seca rapidamente, podes aplicar mesmo em materiais sensíveis e enquanto limpa faz a desinfecção em simultâneo.

 

Armazenamento de alimentos

Armazena os alimentos em recipientes herméticos para que os insectos não os possam alcançar. Isto é bastante importante para alimentos como cereais, farinhas, açúcar e a comida do teu animal de estimação.


Fontes de água parada

Verifica se não existem fontes de água paradas para prevenir a proliferação de insetos (mosquitos e melgas). Estes insetos têm um ciclo de vida onde está incluída uma fase aquática, ao eliminar estas fontes vai interromper o ciclo de reprodução, e outros insectos como as baratas podem ser também atraídos por água parada. Verifica os baldes, pneus velhos, vasos de plantas e garrafas vazias. 

Se tiveres piscina tenta mantê-la sempre limpa e tratada com orientações do fabricante. 


Troca a água dos recipientes com frequência

ou então opta por fontes automáticas para os teus animais.  A água fresca é menos atraente para os insectos, e para além disso ao usarmos uma fonte automática vais poupar água pois existe uma melhor regulação e controle da quantidade de água fornecida aos animais, até mesmo podes utilizar fontes com sensor de movimento para além de poupar água irás  poupar também eletricidade.


Vedar todas as aberturas

Deves vedar todas as aberturas, como as janelas e portas, assim prevines a entrada de insetos (moscas, mosquitos, formigas, baratas e aranhas), estes que também podem transportar doenças. Para se vedar as aberturas podes instalar redes mosquiteiras nas janelas e portas, e usar também vedantes, selantes de silicone ou borrachas de vedação ao redor destas para preencher as lacunas ou fendas. 

No caso de serem ralos podes optar pelo Kemzime, que é um produto biológico à base de enzimas que previne o entupimento e a acumulação de sujidades nas tubagens e canos. É um Produto de digestão rápida de gorduras que  os sistemas de esgotos desimpedidos. Para além da desobstrução também elimina os maus odores. 

 

Apagar as luzes sempre que for possível

Os insetos são atraídos pela luz, principalmente as moscas e mosquitos. Ao manteres as luzes apagadas quando não estiveres nas divisões vai reduzir a intensidade de iluminação e como consequência reduzir a atração dos insetos. Uma alternativa seria colocar um sistema sensorial de iluminação - reduz a exposição contínua da luz! Se tens luzes externas evita tê-las ao lado da porta, deste modo reduzes a probabilidade dos insetos serem atraídos para essas áreas.


E com isto, também vais contribuir para a sustentabilidade e eficiência energética, porque com estes sistemas as luzes não ficam acessas desnecessariamente, reduz o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa. Acrescentando também, que normalmente estes sistemas sensoriais têm uma longa vida útil e as lâmpadas não precisam de ser substituídas com frequência, diminuindo assim o desperdício.

 

Em resumo, para prevenir o aparecimento de insetos em casa, é importante adotar várias medidas, os insetos existem e temos que viver com eles, mas claro que não os queremos em nossas casas, assim teremos de estar atentos e garantir que nada no nosso lar os atraia. 

Assim, todas essas medidas são complementares à importância de manter uma casa higienizada, uma casa limpa e bem cuidada reduz o aparecimento de insetos. 


Dica do Dia: A limpeza regular de superfícies com Bioset (detergente com repelência natural de insetos), remoção de resíduos e o armazenamento adequado de alimentos são essenciais para prevenir infestações de insetos.