Blog

5 razões para não usar lixívia

5 razões para não usar lixívia

É extremamente nocivo para a nossa saúde

Toda a gente já conhece os malefícios que a lixívia tem para a nossa saúde, no entanto, a maior parte das pessoas utiliza-a nas suas limpezas por qualquer razão que não se conhece muito bem. Existem casos e casos de intoxicação por uso indevido da lixívia. Os vapores que liberta, podem despoletar alergias e outros problemas respiratórios agudos, para não falar de misturas com vários detergentes ou até com água quente, que  gera um efeito de aerossol de vapores tóxicos.

A lixívia é um dos produtos mais usados e confiados na limpeza, erradamente. É mais conhecido pela capacidade de branquear a roupa, ajudar na remoção de mofo e bolor na casa de banho e como desinfetante. No entanto, para essas finalidades e apesar de poderem ser classificadas como eficazes, trazem um conjunto de efeitos colaterais negativos e riscos potenciais que põem em causa o benefício versus o custo para a saúde de quem aplica. Felizmente, hoje em dia, já existem alternativas mais seguras para humanos e ambiente e com uma eficácia até muito superior à lixívia. 

Quando verificar os rótulos dos seus produtos de limpeza, vai ficar surpreendido com a quantidade desses produtos que contêm lixívia (derivados do cloro). Muitas pessoas usam lixívia sem sequer conhecer os efeitos altamente prejudiciais que podem trazer a alguém exposto.

O cloro activo do Hipoclorito de Sódio (substância activa presente em lixívias e outros produtos derivados das mesmas) quando misturado com outros produtos, designadamente ácidos e amoníacos, libertam o cloro. Este gás (cloro), pode matar literalmente uma pessoa e por isso tenha atenção quando utilize lixívias em espaços fechados ou com pouco arejamento. A gravidade da intoxicação aguda depende da concentração deste gás na atmosfera e das características da pessoa - como a idade (as crianças são mais vulneráveis), e se a mesma é portadora de doença grave, em especial do tipo respiratória ou cardíaca. As lesões iniciais do uso indevido deste “branqueador”, começam por ao nível das vias respiratórias – irritação dos nariz e da garganta, e dificuldade respiratória de intensidade variável (asma), provocando na maior parte dos casos náuseas e vómitos. Aumentando a concentração ou o tempo de inalação, a situação pode evoluir para um edema do pulmão e, em última análise, à morte.

Pode causar queimaduras na pele

É um produto com um pH muito elevado e por isso mesmo, é preciso ter muito cuidado quando utilizado. Se ainda quer utilizar lixívia, pelo menos proteja as suas mãos com o uso de luvas e tenha consciência de todos os riscos inerentes à sua utilização. 

Lixívia desinfeta, mas não limpa

E porque não utilizar nas suas limpezas produtos que tenham esta dupla ação (limpeza e desinfeção)? Gastará menos dinheiro e terá menos produtos em casa. 


“Sabemos que a lixívia é um bom desinfetante. Todavia, há “abusos”, em especial a nível doméstico. Um dos exemplos, é na “desinfeção” das sanitas, um conceito que não devia existir. “A sanita é para ser limpa, e não desinfetada”, refere, frisando que a limpeza deve ser feita com água e sabão, ou detergentes. 

Uma das exceções desta “regra” acontece, por exemplo, em casos como a limpeza de pavimentos conspurcados com dejetos de animais. Por outro lado, diz que “não se deve nunca, mas nunca, misturar lixívia com produto nenhum”, salientando que esta é a forma de uso mais grave, devido à libertação de cloro.  

Médico especializado em Medicina do Trabalho, Rui Silva 


Para saber mais: https://www.iasaude.pt/index.php/informacao-documentacao/comunicacao-social/recortes-de-imprensa/3045-lixivia-pode-matar

Causa danos em vários tipos de materiais

A utilização de lixívia em certos materiais pode danificar com o tempo. Alguns exemplos tirados de um artigo do site https://www.dnoticias.pt/ :


. Em cerâmicas e louças danifica estes materiais tornando-os frágeis e porosos;

. No Inox, cromados e vidros pode degradar com facilidade e ajuda a acumular limestone (acumulação de cálcio e sílicas;

. É corrosivo para alguns tipos de metais quando em altas concentrações (>500ppm);

. Cria riscos adicionais quando derramado acidentalmente em superfícies nobres (alcatifas e outros tipos de pavimento);

. Não é compatível com outros tipos de agentes branqueadores pois pode originar reações violentas.


Impacto ambiental negativo 

Muitas pessoas estão habituadas a utilizar lixívia no seu dia-a-dia por ser barata, por acharem que é eficiente, e por ser um forte desinfetante. Mas será que vale a pena utilizar algo que pode ter tantos riscos para a nossa saúde quando já existem outras soluções mais eficientes e sem riscos? 

E junto com estes riscos para a saúde, há também o impacto ambiental. O uso excessivo ou muito concentrado leva à poluição do meio ambiente e afeta o equilíbrio ecológico. 


Muitas vezes o problema não está apenas no despejo do produto individual, mas sim na reação química que ele pode sofrer ao entrar em contato com outras substâncias. Estas reações podem ter consequências como a liberação de compostos tóxicos que prejudicam o meio ambiente e em particular os corpos de água.

 

 

Alternativas à lixívia INOKEM aqui, compre já: 

Acticlor - Pastilhas efervescentes de  dicloroisocianurato de sódio, como uma lixívia mas sem cheiro. 

Para quem se recusa a largar a lixívia, opte por uma solução mais segura como este poderoso desinfetante universal clorado de larga ação bactericida e fungicida, eficaz e recomendado também para as superfícies alimentares, até mesmo para desinfecção de hortofrutícolas. Continua a ter os mesmos cuidados da lixívia, contudo por ser um composto mais seguro, nao liberta cheiro na utilização recomendada, mas implica que continue a não misturar com outros produtos e que o utilize SEMPRE com luvas e em espaços arejados.

 

 

Eco Glass - Limpa vidros e paredes 1L - Eco Glass (remove bolores e calcários)


Acha que só a lixívia retira os bolores? Desengane-se! Esta solução contém tensoativos biodegradáveis, não danifica o vidro, o alumínio, os plásticos e paredes com tintas laváveis, contendo tensoativos especiais, penetrantes, que eliminam a sujidade em profundidade, assim como o calcário e bolores de paredes e vidros.

 

Já conhece o pack poupança 95 que, com apenas 3 produtos, garante a limpeza e desinfeção de 95% da sua casa? Conheça aqui.

 


E agora, ainda acha que precisa de utilizar lixívia?