Blog

5 Erros a evitar na hora de limpar a casa

5 Erros a evitar na hora de limpar a casa

As tarefas domésticas por vezes podem parecer entediantes e desagradáveis, mas oferecem uma série de benefícios para o nosso bem-estar e qualidade de vida.


A organização e limpeza do lar tem lados muito positivos, quando bem executados e podem ajudar-te a melhorar a tua saúde mental e física. No entanto, muitas das vezes são cometidos pequenos erros ao realizar tarefas domésticas o que pode originar um resultado insatisfatório e uma perda de tempo e esforço.


De seguida, vamos ajudar-te a reduzir e evitar esses erros, para que desfrutes das limpezas:


1 - Fazer a cama logo após acordar

É importante depois de acordar deixar arrefecer a cama pelo menos 2 horas. A cama deve arejar e secar a humidade que foi acumulada durante a noite. Ao fazeres a cama logo depois de te levantares, esta vai permanecer quente e húmida e criar o ambiente perfeito para o aparecimento e proliferação de ácaros. 

Dica: Podes utilizar o VIRCOV TEX uma vez por semana para eliminar fungos, bactérias e germes que possam ficar no teu colchão.

2 -Manter as roupas no estendal durante vários dias


Algumas vezes, por esquecimento, acabamos por deixar a roupa no estendal por vários dias. Não o devemos fazer porque a exposição prolongada ao sol pode desbotar as cores da roupa e vai torná-la mais pálida e sem vida. E também a exposição ao vento pode fazer com que a roupa se torne áspera e fique mais dura ao toque, tornando-a menos confortável de usar.

Ainda, pode fazer com que a roupa adquira um cheiro desagradável, o que pode ser difícil de remover. 

Assim, é sempre recomendado retirar a roupa do estendal assim que ela estiver seca e guardar adequadamente.

 


3 - Limpar a loiça depois de a lavar


É possível limpar a loiça depois de lavar mas não é o mais recomendado, isto porque ao lavar a loiça, normalmente utilizas o detergente para remover os germes, sendo que quando limpas a loiça novamente depois de a lavar vais estar a remover os resíduos de detergente que ficam na loiça, os quais ajudam a eliminar fungos e bactérias. À primeira vista até pode parecer boa ideia, mas na realidade não é, acabas por voltar a contaminar os utensílios de cozinha, pratos, copos, talheres, com os panos que usas para enxugar a loiça. Além disso, limpar a loiça logo após a lavagem pode deixar resíduos de papel ou pano de cozinha, o que se torna desagradável.


4 - Não limpar o lava loiças


É necessário limpar o lava-loiças com frequência para evitar a acumulação de resíduos de alimentos e gorduras que podem atrair insetos e causar mau cheiro. Principalmente agora no verão que as temperaturas estão um pouco mais elevadas. Os resíduos no lava-loiças podem entupir o ralo e causar vários problemas. Deve ser feita uma limpeza regular para evitar a proliferação de bactérias e germes.


Dica: Usar o POWER para limpeza do lava loiças, como é um desengordurante que contém desinfetante, remove a gordura em profundidade e elimina todo o tipo de bactérias que se possam acumular, ideal usar para limpeza e desinfeção da esponja de cozinha. 


5 - Puxar o autoclismo com a tampa da sanita para cima


Quando a tampa da sanita está fechada pode haver germes e bactérias que se acumulam na tampa e na superfície interna.

Quando fazes a descarga com a tampa aberta esses germes podem espalhar-se pelo ar e depositar-se noutras superfícies como a banheira, lavatório e escova de dentes, o que não é muito higiénico… Se  a tampa estiver fechada a água que é descarregada terá mais dificuldades em sair pois tem que passar por um espaço limitado entre a tampa e a borda da sanita o que pode causar um fluxo mais lento de água e também menos eficiente. 


Por último, manter a tampa fechada previne entupimentos causados por objetos alheios caídos na sanita. Não queres que o teu telemóvel te caia do bolso para dentro da sanita quando te estás a despachar para sair de casa, pois não? Ou deixar cair o pente quando te penteias e tem a apontaria de acertar na sanita aberta… Pois bem, não queremos desastres destes, então não te esqueças de fechar sempre a tampa da sanita ;) 


Dica: Para limpeza total e desinfeção do sanitário recomenda-se o BLUEBAC que limpa e desinfeta em simultâneo, evitando a proliferação de germes, bactérias e fungos que possam estar na sanita.