Blog

5 dicas de lavagem e cuidado com a roupa de bebé

5 dicas de lavagem e cuidado com a roupa de bebé

Os jovens pais têm receio que muitas das vezes a lavagem da roupa de bebé seja um processo complicado. Mas a lavagem de roupa do seu bebé não é tão difícil como possas imaginar.


Primeiramente as peles especiais exigem cuidados acrescidos. E a pele dos bebés é uma delas.


A pele dos bebés é mais sensível porque é mais fina, mais frágil e menos desenvolvida que a pele dos adultos. 

A barreira da pele dos bebés ainda está a desenvolver-se e por esse motivo é mais permeável e pode absorver substâncias com mais facilidade, aumentando o risco de reações alérgicas e irritações. Um dos fatores que pode afetar a sensibilidade da pele do bebé é a exposição a produtos químicos, a fricção com tecidos ásperos e a temperatura e humidade do ambiente. Por isso é importante ter todos os cuidados com o uso de produtos adequados a escolha de roupas macias e confortáveis.

 

 

1- Lavar toda a roupa antes de a usar

Esta é a regra mais importante de todas depois de comprares a roupa do bebé. Lava todas as peças antes de as usar pela primeira vez, com isto vais remover quaisquer produtos químicos residuais do fabrico.

 

 

2- Escolher um detergente adequado

Habitualmente os detergentes para roupa de bebé são um pouco mais dispendiosos que os outros. Será conveniente optares por uma opção sem fragrâncias ou fragrância reduzida (como o biomach super), pois alguns bebés podem ser sensíveis a produtos perfumados. Procura escolher um produto que seja neutro, não vais querer expor a pele do teu bebé a químicos estranhos.


Nós temos a solução, o nosso detergente BIOMACH SUPER, que recorre a tecnologia verde no seu desenvolvimento, é seguro para a pele do teu bebé, é um produto biológico de base enzimática e aroma muito leve, apto a todo peles sensíveis como as dos bebés e a todo o tipo de roupa, não deixa qualquer tipo de resíduos na roupa sendo 100% seguro. Contém extratos naturais amaciantes que não são prejudiciais ao bebé, permitindo a suavização da roupa .

 

 

 

3-Evita o uso de amaciador

Deves evitar usar amaciador em roupas de bebé pois estes poderão deixar resíduos químicos que podem irritar a pele delicada dos bebés.  Os amaciadores contêm produtos químicos que ajudam a suavizar e a amaciar o tecido, mas por sua vez estes compostos podem ser absorvidos pela pele do bebé e causar-lhe reações alérgicas, erupções cutâneas, eczemas e outras irritações. E por fim alguns dos amaciadores contêm fragrâncias artificiais que também podem causar os mesmos tipos de problemas. É também importante enxaguar bem as roupas do bebé após a lavagem, para remover completamente o detergente e evitar o acúmulo de resíduos na roupa.

 

 

4- Lavar as roupas separadamente


É extremamente importante durante o primeiro ano de vida do teu bebé que se lave as roupas separadamente para evitar a contaminação e propagação dos germes e bactérias que lhe podem ser prejudiciais à saúde.


Por vezes as roupas dos adultos contêm resíduos e produtos químicos que podem danificar as roupas do bebé e irritar a pele. Além disso, lavar as roupas do bebé separadamente ajuda a manter as roupas mais macias e aumenta a sua durabilidade, porque evita o desgaste causado pelo contacto com outras roupas durante a lavagem.


Se colocares um  cesto de roupa no quarto do bebé vai-te facilitar a gestão da lavagem de roupa.

 

5- Temperatura acima dos 30ºC


Programa a temperatura da máquina de lavar para valores acima dos 30ºC. A temperatura varia consoante a idade do bebé e o grau de sujidade. Por exemplo, para recém nascidos é recomendado lavar as roupas entre os 30ºC e 40ºC, para evitar estragar as fibras dos tecidos e reduzir o risco de irritações na pele do bebé. 


Com o Biomach Super não é necessário recorrer a lavagens de alta temperatura porque como o detergente é à base de enzimas a lavagem deve ser apenas a baixa temperatura para não comprometer a ação enzimática, as enzimas garantem a lavagem eficaz e em profundidade, indo no interior das fibras digerir as gorduras e sujidades entranhadas nos tecidos sem os danificar. Para os bebés esta é a lavagem mais segura permitindo roupa livres de químicos e  de sujidade.